Pedido de classificação
Pedido de classificação da Livraria Ferin
Exmo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos
Como é do conhecimento de V. Exa., a Livraria Ferin é a segunda livraria mais antiga do país e é uma das lojas mais importantes e emblemáticas que existem na sua capital, pelo que só por isso mereceria uma classificação de interesse público.
Infelizmente, tal nunca foi até hoje reconhecido pela tutela da Cultura, a quem cabe defender e aplicar medidas de salvaguarda para o património cultural do país.
Infelizmente, também, a Livraria Ferin foi encerrada há poucos dias, desconhecendo-se não só o paradeiro do seu valiosíssimo espólio móvel como o futuro do seu interior, uma vez que a débil protecção de que usufrui (Carta Municipal do Património) não lhe garante minimamente que o mesmo se mantenha como está.
Pelo exposto, e porque consideramos que se há estabelecimentos comerciais que mereçam ser classificados, a Livraria Ferin merece-o prontamente, enviamos a V. Exa. o respectivo requerimento, acompanhado de fotografias, de modo a que a mesma se possa juntar ao lote de lojas já classificadas de Interesse Público pela DGPC (ex. Cervejaria Solmar, Confeitaria Nacional, Ourivesaria Barbosa Esteves e Tabacaria Mónaco).
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos e votos de um Bom Ano de 2024 para todos.
Paulo Ferrero, Luis Mascarenhas Gaivão, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Jordão, Jorge Pinto, Nuno Caiado, Alexandra Maia Mendonça, Rui Martins, Manuela Correia, Filipe de Portugal, Eurico de Barros, António Araújo, Bernardo Ferreira de Carvalho, Fátima Castanheira, Gustavo da Cunha, Filipe Teixeira, Tiago Mendes, Maria do Rosário Reiche, Helena Espvall, Beatriz Empis, Fernando Jorge, Raquel Henriques da Silva
Pedido de classificação de 16 painéis azulejares publicitários
Exmo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos
Como é do conhecimento de V. Exa., o azulejo publicitário é uma vertente particularmente criativa do azulejo tradicional, e teve o seu fulgor num período de cerca de um século, estendendo-se da segunda metade do século XIX à década de 50 do século passado.
A sua estética e imagética, as cores e o grafismo com que esses painéis azulejares foram sendo desenhados e produzidos durante esses 100 anos, ajudaram, e muito, a desenvolver uma cultura de publicidade até então ausente da nossa sociedade. Firmando créditos junto do público, pelos artigos e produtos publicitados, as firmas comerciais e industriais respectivas, os próprios criadores-artistas, e alterando de forma indelével as fachadas dos edifícios e com isso a imagética de muitos dos arruamentos das nossas cidades, em particular Lisboa, extravasando inclusivamente o tempo de vida útil dos estabelecimentos para os quais foram desenhados.
Infelizmente, porém, a incúria, o desleixo, a não salvaguarda e a pouca importância dada à azulejaria de fachada durante tempo demasiado e, em particular, ao azulejo publicitário, traduziu-se no desaparecimento de muito património, que hoje seria valorizado.
Cremos, mais uma vez, que é pela classificação deste Património que se garantirá não só a sua salvaguarda, como o reconhecimento da sua valia histórica-artística-técnica, que urge assegurar, bem como fomentar junto dos respectivos proprietários e da edilidade o seu restauro cuidado e a sua promoção turístico-cultural.
Nesse sentido, temos o prazer de enviar à consideração de V. Exa. e da Direcção-Geral do Património Cultural o presente requerimento (e anexo com fotografias), acerca de 16 painéis de azulejo publicitário particularmente significativos, das mais variadas épocas, temas e padrões.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso, Paulo Trancoso, António Miranda, António Araújo, Miguel Atanásio Carvalho, Carlos Boavida, Filipe de Portugal, Jorge Pinto, Beatriz Empis, Rui Pedro Martins, José Maria Amador, Irene Santos, Rita Gomes Ferrão
Foto: David Francisco, Isabel Boavida, in Azulejo Publicitário Português
Pedido de classificação do Convento das Flamengas
Exmo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos
Como é do conhecimento de V. Exa., o Convento das Flamengas, em Alcântara, Lisboa, foi fundado no último quartel do século XVI, por iniciativa régia de Filipe I de Portugal, para acolher as religiosas franciscanas vindas da Flandres, em 1582.
O edificado actual, composto por igreja (antiga capela do convento), claustro e ala conventual (2 pisos com cerca de 50 casas/residências sociais, com apenas 3-4 delas ocupadas) resulta de uma série de seccionamentos ocorridos durante o século XX, para a abertura de arruamentos, construção de blocos habitacionais e colocação de pilares para a Ponte 25 de Abril.
Apesar dessas circunstâncias, o conjunto mantém a sua homogeneidade, imponência e relevância urbanística, arquitectónica, histórica e patrimonial, pelo que é incompreensível que a igreja, claustro e ala conventual não estejam classificados por quem de direito.
Com o presente pedido de classificação, pretendemos, não só, colmatar essa lacuna em termos do reconhecimento da sua importância para o país, como ajudar à causa da reabilitação do claustro e de toda a ala conventual, que se encontram em mau estado de conservação, com coberturas e casas em ruínas, e estando o seu logradouro da ala nascente com elementos espúrios (pavilhões de génese ilegal).
Fazemos votos para o bom acolhimento pela DGPC e pelo seu Director-Geral, desta nossa propositura, à qual anexamos o respectivo requerimento e vários elementos documentais.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Jordão, Luís Mascarenhas Gaivão, Rui Pedro Barbosa, Helena Espvall, Fátima Castanheira, Pedro Bugarin, Rui Pedro Martins, Filipe de Portugal, António Araújo, Carlos Boavida, Ana Cristina Figueiredo, Fernando Jorge, Filipe Teixeira, Jorge Pinto, Maria Ramalho, José Maria Amador
Pedido de classificação do edifício da Rua Andrade, 2
Exmo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos
Vimos pelo presente solicitar a V.Exa. a abertura do processo de classificação de um dos mais importantes e belos edifícios do início do século XX existentes em Lisboa, que se encontra praticamente genuíno e que tem profundas ligações à formação do célebre Bairro Andrade, bairro em relação ao qual Norberto de Araújo considerava ter sido “a grande primeira nota de urbanismo, entre campos e lugares aprazíveis”.
Com efeito, o edifício da Rua Andrade, nº 2, que foi legado pelo dr. Anastácio Gonçalves à Santa Casa da Misericórdia, actual proprietária, é de facto um exemplo maior da arquitectura de transição, revivalista e neo-barroca, dirigido à classe média-alta do início do século passado.
A nosso ver, trata-se de mais um edifício daquele período que merece da parte da tutela do Património Cultural o reconhecimento da sua valia e respectiva salvaguarda, bem como medidas de incentivo à sua boa conservação, desideratos assegurados por uma Classificação de Interesse Público.
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Nuno Caiado, Rui Pedro Barbosa, Luis Mascarenhas Gaivão, Helena Espvall, António Araújo, Jorge Pinto, Filipe de Portugal, Rui Pedro Martins, José Maria Amador, Beatriz Empis, Fátima Castanheira, Carlos Boavida, Irene Santos, Fernando Jorge, Ruth da Gama, Raquel Henriques da Silva e António Miranda
Pedido de classificação dos 3 urinóis públicos masculinos do séc. XIX de Chão da Feira, Poço do Bispo e Olivais
Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
No seguimento do nosso requerimento a V. Exas, no mês passado, relativo à eventual classificação pelos serviços da DGPC, dos 4 pavilhões-quiosque de sanitários públicos datados início do século XX e ainda existentes em Lisboa, desta feita temos o prazer de requerer a abertura de procedimento de classificação dos 3 urinóis públicos masculinos do séc. XIX de Chão da Feira, Poço do Bispo e Olivais Velho.
Estamos perante as últimas peças de mobiliário urbano em chapa suspensa datadas do final do século XIX, possivelmente de fabrico francês, existentes em Lisboa e que se encontram em relativo bom estado de conservação.
Trata-se, mais uma vez, de um conjunto único e histórico, que julgamos preencher os requisitos gerais exigíveis para uma classificação pela Direcção-Geral do Património Cultural, designadamente quanto ao “valor estético, técnico ou material intrínseco do bem; a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística; a extensão do bem e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva; e a importância do bem do ponto de vista da investigação histórica ou científica”.
Juntamos ao presente requerimento, fotos dos 3 urinóis (uma foto de 1961 do exemplar da Praça David Leandro da Silva, autor: Augusto de Jesus Fernandes, in Arquivo Municipal) e três mapas de localização.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Rui Pedro Barbosa, Pedro Jordão, Pedro Henrique Aparício, Filipe de Portugal, Jorge Pinto, António Araújo, Carlos Boavida, Gonçalo Cornélio da Silva, Irene Santos, Fátima Castanheira, Maria do Rosário Reiche
Pedido de classificação das 4 moradias ecléticas da Rua Pedro Calmon (Alto de Santo Amaro)
Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
Como é do conhecimento de V. Exas., o património eclético português tem vindo a desaparecer significativamente nas últimas décadas, muito contribuindo para isso o desinvestimento generalizado na designada “arquitectura de transição” e o desinteresse das instituições e dos promotores pela sua divulgação e, mais importante, salvaguarda.
A arquitectura residencial e, em particular, as moradias unifamiliares, têm sido fustigadas por demolições, sendo Lisboa um exemplo maior desse flagelo durante as últimas duas décadas.
Por isso, são casos únicos, conjuntos intactos como o presente, o das quatro moradias do arq. Ferreira da Costa, erigidas no Alto de Santo Amaro, mais de vinte anos depois, mas em harmonia com o Palácio Vale-Flor e o edifício das cocheiras, também da sua autoria, aliás.
A nosso ver, é de elementar justiça que este conjunto intacto de moradias seja objecto de classificação, no mínimo de Interesse Municipal, dado o seu relativo bom estado de conservação, autenticidade, autoria, memória histórica e inserção no local.
Nesse sentido, temos o prazer de submeter a V. Exas. um requerimento inicial para a sua classificação enquanto conjunto de interesse público, juntando alçados e plantas originais do projecto original e da construção de garagem e fotografias do exterior, bem como texto e assinaturas de petição que lançámos a este propósito, com mais de 400 assinaturas.
Na expectativa que o mesmo seja por vós aceite, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos
Lisboa, 3 de Maio de 2023
Paulo Ferrero, Inês Beleza Barreiros, Paula Cristina Peralta, Filipe de Portugal, Helena Espvall, José Maria Amador, Eurico de Barros, Carlos Boavida, Irene Santos, Jorge Pinto, Miguel Atanásio Carvalho
Pedido de classificação dos pavilhões sanitários públicos (quiosques W.C) Arte Nova
Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
Temos o prazer de requerer a V. Exas. a abertura de procedimento de classificação dos 4 Pavilhões de Sanitários Públicos (quiosques W.C. existentes em Lisboa, datados de 1913-1916, que têm projecto do arq. José Alexandre Soares (1873-1930) e decoração com painéis de azulejos Arte Nova, pintados por José António Jorge Pinto (1875-1945).
Trata-se de um magnífico conjunto de quiosques, de planta centralizada, com coberturas de ventilação (em forma de pagode chinês); um conjunto singular e uno, em que três deles ainda hoje funcionam como tal.
Exemplares únicos de uma arquitectura utilitária com mais de cem anos, concebida para acompanhar a modernidade urbanística europeia à época, com o objectivo de ordem sanitária, funcional, mas revelando preocupações estéticas, pelo cuidado desenho.
Todos estão praticamente intactos e foram restaurados nos últimos anos.
Um conjunto único e histórico, que julgamos preencher os requisitos gerais exigíveis para uma classificação pela Direcção-Geral do Património Cultural, designadamente quanto ao valor estético, técnico ou material intrínseco do bem; a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística; a extensão do bem e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva; e a importância do bem do ponto de vista da investigação histórica ou científica”.
Para o efeito, juntamos requerimento e documentação fotográfica e de arquivo.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Nuno Caiado, Rita Gomes Ferrão, Paulo Lopes, Maria Teresa Goulão, Miguel Atanásio Carvalho, Maria do Rosário Reiche, Helena Espvall, Fernando Jorge, Carlos Boavida, Ruth da Gama
Pedido de classificação do antigo Celeiro Pombalino (Terreiro do Trigo)
Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
Temos o prazer de requerer a V. Exas. a abertura de procedimento de classificação do ainda hoje fabuloso edifício do antigo Celeiro Pombalino do Terreiro do Trigo, em Lisboa.
Na realidade, é inexplicável que um edifício com a história, a valia arquitectónica e a carga simbólica do Celeiro Pombalino de Lisboa, esteja por classificar.
Não cremos que essa pecha se justifique pelo facto do edifício estar numa zona de protecção do Castelo de São Jorge e dos restos das cercas de Lisboa, quanto todos sabemos quão frágil é esse tipo de “protecção”.
Assim, consideramos urgente a reparação dessa lacuna pelo que, recorrendo ao único meio ao dispor dos cidadãos, vimos por este meio submeter a V. Exa. e aos serviços da DGPC, a oportunidade de o fazerem, acolhendo e dando seguimento a este nosso Requerimento.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso, Maria Ramalho, Nuno Caiado, Inês Beleza Barreiros, Helena Espvall, Carlos Boavida, Eurico de Barros, Filipe de Portugal, Gonçalo Cornélio da Silva, Jorge Pinto, Raquel Henriques da Silva, José Maria Amador, Maria do Rosário Reiche, Pedro Formozinho Sanchez, Ruth da Gama
Pedido de classificação da moradia modernista de Pardal Monteiro – R. Mq. Sá da Bandeira, 18-20
Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
Em dia de aniversário de Porfírio Pardal Monteiro (16.02.1897-16.12.1957), temos o prazer de submeter a V. Exas. um requerimento inicial para a classificação da peculiar moradia modernista da sua autoria, sita na R. Marquês de Sá da Bandeira em Lisboa.
Cremos que este edifício, encomendado por seu pai, Pedro Pardal Monteiro, para sua habitação, há muito que justifica o reconhecimento da sua valia estética e conceptual por parta da entidade a quem compete classificar o nosso património imóvel de valor arquitectónico-histórico relevante.
Nesse sentido, fazemos acompanhar o referido requerimento de alçados e plantas originais, bem como fotografias do exterior e plantas de localização.
Na expectativa que o mesmo seja por vós aceite, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos
Lisboa, 16 de Fevereiro de 2023
Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Paulo Lopes, Inês Beleza Barreiros, Filipe de Portugal, Rui Pedro Martins, Maria Ramalho, Helena Espvall, Jorge Pinto, Fátima Castanheira, Filipe Teixeira, Maria do Rosário Reiche, Carlos Boavida, Ruth da Gama