O diálogo face a face é sempre a nossa primeira escolha. Nesse sentido, intentamo-lo com os eleitos, os promotores, os projectistas.

Audiências

Nem sempre conseguimos, alguns nem respondem. Quase nunca é proveitoso, mas vale sempre a pena.

Exmo. Sr. Presidente
Eng. Carlos Moedas
Passados que estão 9 meses das eleições autárquicas que tiveram como resultado a eleição de V. Exa. para o cargo de Presidente da CML, importa renovar o nosso pedido de audiência feito oportunamente.
Na circunstância, solicitámos uma reunião a V. Exa. com o intuito de lhe apresentarmos os nossos cumprimentos e votos de felicidades para o seu mandato, e, aproveitando o ensejo, para lhe transmitirmos as nossas preocupações sobre o estado da cidade, apresentando um conjunto de propostas e reclamações sobre assuntos que nos movem enquanto associação, ou seja, a defesa do património da cidade, de um espaço público com melhor qualidade, de uma prática urbanística que não promova o fachadismo, muito menos aprovações e licenciamentos de carácter duvidoso, etc.
Assuntos que, a nosso ver, os “Novos Tempos” não devem tratar como os “Velhos” trataram nos últimos 15, 20, 25 anos.
De facto, apesar de todos os regulamentos, cartas estratégicas e planos de “salvaguarda”, a Lisboa histórica tem vindo a ser seriamente descaracterizada, as árvores de grande porte não contam para a defesa do Ambiente, a construção em subsolo é a prova de que se continua a invocar o nome de Ribeiro Telles em vão, etc., etc. Por outro lado, é inexplicável como ninguém questionou a CML por Lisboa não contar para o tão propagado PRR e assim se perder uma excelente ocasião para a recuperação do Património.
Precisávamos de saber o que pensa o novo Presidente da CML sobre tudo isto, na Lisboa real e do tempo presente, sem desprimor para os powerpoints e virtualidades das conferências e parangonas da Comunicação oficial.
Contudo, até hoje não recebemos qualquer resposta a esse nosso pedido.
Pelo que juntamos em anexo um documento resumido sobre o que gostaríamos de ter discutido presencialmente com o novo Presidente da CML, resumo que iremos publicar online.  
Na certeza de que poderá V. Exa. contar sempre com esta Associação no que pudermos contribuir para uma cidade melhor, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
 A Direcção
29.04.2022

Reunião realizada com a Vereadora Joana Almeida

O nosso balanço a 15 anos de Urbanismo CML. Os nossos receios, reivindicações e alguns projectos que importa saber.

Exma. Senhora
Vereadora Joana Almeida
No seguimento da simpática reunião havida com V. Exa. a 15 de Fevereiro, e da troca de correspondência que se lhe sucedeu, vimos renovar o nosso pedido de agendamento de uma visita a pé numa manhã de 6ª Feira, seguindo o itinerário por nós sugerido: Largo Rodrigues de Freitas – Costa do Castelo – Lóios – Largo de São Miguel – Largo de Chafariz de Dentro.
Aproveitamos para renovar as nossas expectativas quanto a termos da parte de V. Exa. uma resposta, mesmo que a possível, às várias questões que referimos na altura e que lhe deixámos em mão (documento em anexo), e que consideramos essenciais para uma mudança de facto na cidade, com Novos Tempos, seja na política urbanística da CML, seja na sua relação com os cidadãos.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso e Gustavo da Cunha
04.04.2022
[O passeio a pé realizou-se a 29.04.2022: Lg. Rodrigues de Freitas, Costa do Castelo, Lóios, São Tomé, Lg. São Miguel e Chafariz de Dentro. Conversámos sobre o espaço público no Lg. Rodrigues de Freitas, a “Herdade da Fajã”, a pensão Águia, a casa Bak Gordon, o futuro do quartel dos Lóios, a unidade hoteleira de S.Tomé, a necessidade de reconstruir o que foi demolido em São Miguel, e o imperioso que é pôr termo a alterações como as havidas na envolvente ao Chafariz de Dentro.]

[Lisboa e arredores

podem contar connosco!]