Passado, presente e futuro

Para que as gerações vindouras não recebam uma Lisboa irreconhecível.

Resenha histórica

A recentemente criada Fórum Cidadania Lx – Associação (fundada em Agosto de 2021) resulta de um longo caminho que começa em 2003 quando um pequeno grupo de cidadãos se uniu em torno do mesmo descontentamento – a defesa da casa de Almeida Garrett – e avançou com a criação do blog Cidadania Lx.

Apesar de todos os apelos e todas as boas vontades, da cobertura mediática que o caso obteve, das vozes que se fizeram ouvir e da petição que foi lançada e entregue a quem de direito, o certo é que foi uma causa perdida: a casa histórica veio abaixo (conforme caricatura, in Visão).

Quase simultaneamente, suceder-se-iam os Inglesinhos e o envolvimento inevitável na luta que os moradores do Bairro Alto acabavam de iniciar em defesa do antigo colégio. Infelizmente, outra luta inglória. No entanto, tal daria azo à criação “formal” do movimento Fórum Cidadania Lx.

Desde então que se foram sucedendo causas e juntando vontades. Muitas causas se têm vindo a vencer, seguramente mais do que as que se têm perdido. À intransigente defesa do património arquitectónico e histórico, público e privado, juntou-se a defesa por um espaço público de qualidade, o primado do peão, um urbanismo em que cumpram os regulamentos e se impeça a especulação, a salvaguarda do sistema de vistas, uma mobilidade cada vez mais suave, o carinho pelas árvores de grande porte e a preservação dos espaços verdes, o respeito pelo mobiliário urbano histórico, a defesa da calçada portuguesa (artística ou não), etc., etc.

Ao que vimos

Não queremos mais “casas Garrett”, que nos deviam envergonhar a todos. Não queremos que tratem as nossas árvores como “bibelots”. Não queremos o nosso subsolo impermeabilizado. Não queremos que a silhueta de Lisboa se altere.

Queremos aceder livremente e sem obstáculos à frente-rio. Queremos eléctricos e espaços pedonais, com calçada. Queremos lojas de carácter e tradição.  Queremos que estimem o nosso Património. Queremos ter direito ao silêncio e ao lazer.

Somos e seremos apartidários mas nunca apolíticos. Somos e seremos uma organização sem fins lucrativos.

Ainda que nosso raio de acção seja o distrito de Lisboa, é a nossa capital que nos move em grande medida.

Organizamos passeios. Participamos em discussões públicas. Temos petições activas. Estamos em tribunal, pela Cidade.

O que andamos a fazer em 2022

Associámo-nos ao Centenário de Nuno Teotónio Pereira, organizando 5 passeios pela sua (nossa) Lisboa. Participámos na discussão pública sobre a extensão da Linha Vermelha do Metro. Lançámos uma petição contra a poluição visual dos cartazes publicitários e de propaganda partidária. Interpusemos providências cautelares pelo Palácio Burnay, pela Cervejaria Solmar e contra a Declaração de Impacte Ambiental do projecto de expansão da Linha Vermelha do Metro. Requeremos a classificação do monumento ao Marquês de Pombal, “casa dos artistas” de Cottinelli Telmo, Casa Veva de Lima e muitos outros.

Património

Dos palácios às vilas operárias, de “Entre-Séculos” ao Modernismo. Dos exteriores aos interiores. Da arquitectura da água. Das árvores e jardins, dos candeeiros e mobiliário urbano histórico.

Paisagismo

No pressuposto de que as pré-existências moldam a paisagem e que deve ser a arquitectura paisagista a adaptar-se àquelas e não o inverso. Por um sistema de vistas desobstruídas.

Espaço público

Por mais ruas para peões. Por uma calçada em bom estado. Sem passeios ocupados por carros e múpis. Com esplanadas disciplinadas.

Mobilidade

Pelo primado do peão. Pela mobilidade suave, pelos eléctricos e veículos não poluentes. Sem estigmatizar os condutores de automóvel.

Ambiente

Ambiente sem árvores nunca será bom ambiente. Por mais painéis solares e energias alternativas que se inventem.

Uma cidade de bairros

Os bairros históricos e a Lisboa moderna. Vizinhos. Comércio de carácter e tradição. Equipamentos e serviços a quinhentos metros de casa.

Encontros

Costumamos organizar passeios, conferências e tudo o mais. Esteja atento!

Fale connosco!

Envie-nos alertas quando quiser. Critique-nos quando achar que merecemos. Faça suas as nossas causas.

Site

Fernando Jorge (fotografia) | João Mineiro (webdesign) | Paulo Ferrero (conteúdos)

1

Experiência

Acompanhamos a par e passo a cidade desde 2003. Sentimos que, apesar de tudo, tem valido a pena.

2

Confiança

Pode a cidade contar connosco, para lutarmos por ela, na medida das nossas possibilidades. Pela que herdámos e pela que queremos deixar a todos que se nos seguirão.

3

Diligência

Estamos em modo contínuo, sem intermitências. Garantiremos respostas e acções a todos quantos no las pedirem. Junte-se a nós.