Passado, presente e futuro

Para que as gerações vindouras não recebam uma Lisboa irreconhecível.

Resenha histórica

A recentemente criada Fórum Cidadania Lx – Associação (fundada em Agosto de 2021) resulta de um longo caminho que começa em 2003 quando um pequeno grupo de cidadãos se uniu em torno do mesmo descontentamento – a defesa da casa de Almeida Garrett – e avançou com a criação do blog Cidadania Lx.

Apesar de todos os apelos e todas as boas vontades, da cobertura mediática que o caso obteve, das vozes que se fizeram ouvir e da petição que foi lançada e entregue a quem de direito, o certo é que foi uma causa perdida: a casa histórica veio abaixo (conforme caricatura, in Visão).

Quase simultaneamente, suceder-se-iam os Inglesinhos e o envolvimento inevitável na luta que os moradores do Bairro Alto acabavam de iniciar em defesa do antigo colégio. Infelizmente, outra luta inglória. No entanto, tal daria azo à criação “formal” do movimento Fórum Cidadania Lx.

Desde então que se foram sucedendo causas e juntando vontades. Muitas causas se têm vindo a vencer, seguramente mais do que as que se têm perdido. À intransigente defesa do património arquitectónico e histórico, público e privado, juntou-se a defesa por um espaço público de qualidade, o primado do peão, um urbanismo em que cumpram os regulamentos e se impeça a especulação, a salvaguarda do sistema de vistas, uma mobilidade cada vez mais suave, o carinho pelas árvores de grande porte e a preservação dos espaços verdes, o respeito pelo mobiliário urbano histórico, a defesa da calçada portuguesa (artística ou não), etc., etc.

Ao que vimos

Não queremos mais “casas Garrett”, que nos deviam envergonhar a todos. Não queremos que tratem as nossas árvores como “bibelots”. Não queremos o nosso subsolo impermeabilizado. Não queremos que a silhueta de Lisboa se altere.

Queremos aceder livremente e sem obstáculos à frente-rio. Queremos eléctricos e espaços pedonais, com calçada. Queremos lojas de carácter e tradição.  Queremos que estimem o nosso Património. Queremos ter direito ao silêncio e ao lazer.

Somos e seremos apartidários mas nunca apolíticos. Somos e seremos uma organização sem fins lucrativos.

Ainda que nosso raio de acção seja o distrito de Lisboa, é a nossa capital que nos move em grande medida.

Organizamos passeios. Participamos em discussões públicas. Temos petições activas. Estamos em tribunal, pela Cidade.

O que andamos a fazer em 2023

Organizamos visitas nos 200 anos da morte de Machado de Castro. Visitámos o Chafariz da Esperança. Requeremos a classificação de edifícios “Entre-Séculos” nas ruas Andrade e Pedro Calmon; do antigo Celeiro Pombalino, dos urinóis do século XIX, do gasómetro da Matinha, da arte e ficheiros dos doentes do MB, de uma moradia modernista de Pardal Monteiro. Publicamos artigos, denunciamos casos, alertamos, protestamos mas também elogiamos, sempre que tal se justifica.

Património

Dos palácios às vilas operárias, de “Entre-Séculos” ao Modernismo. Dos exteriores aos interiores. Da arquitectura da água. Das árvores e jardins, dos candeeiros e mobiliário urbano histórico.

Paisagismo

No pressuposto de que as pré-existências moldam a paisagem e que deve ser a arquitectura paisagista a adaptar-se àquelas e não o inverso. Por um sistema de vistas desobstruídas.

Espaço público

Por mais ruas para peões. Por uma calçada em bom estado. Sem passeios ocupados por carros e múpis. Com esplanadas disciplinadas.

Mobilidade

Pelo primado do peão. Pela mobilidade suave, pelos eléctricos e veículos não poluentes. Sem estigmatizar os condutores de automóvel.

Ambiente

Ambiente sem árvores nunca será bom ambiente. Por mais painéis solares e energias alternativas que se inventem.

Uma cidade de bairros

Os bairros históricos e a Lisboa moderna. Vizinhos. Comércio de carácter e tradição. Equipamentos e serviços a quinhentos metros de casa.

Encontros

Costumamos organizar passeios, conferências e tudo o mais. Esteja atento!

Fale connosco!

Envie-nos alertas quando quiser. Critique-nos quando achar que merecemos. Faça suas as nossas causas.

Site

Fernando Jorge (fotografia) | João Mineiro (webdesign) | Paulo Ferrero (conteúdos)

1

Experiência

Acompanhamos a par e passo a cidade desde 2003. Sentimos que, apesar de tudo, tem valido a pena.

2

Confiança

Pode a cidade contar connosco, para lutarmos por ela, na medida das nossas possibilidades. Pela que herdámos e pela que queremos deixar a todos que se nos seguirão.

3

Diligência

Estamos em modo contínuo, sem intermitências. Garantiremos respostas e acções a todos quantos no las pedirem. Junte-se a nós.