As árvores dão-nos oxigénio, mas também paz e fresco. Tal como o elemento Água nos dá imensos prazeres. E os pássaros e toda a vida silvestre. E o desporto; mente sã em corpo são.

Ambiente

Por uma política ambiental que faça jus aos prémios internacionais ganhos pela autarquia e aos sábios que evoca recorrentemente sem contudo os pôr em prática. Que pratique o que anuncia nos regulamentos, e que passa pelo combate de facto ao automóvel poluidor, à impermeabilização dos solos, ao ódio às árvores de grande porte, as quais, afinal de contas, nos dão mais fresco e sombra e, acima de tudo, oxigénio. Pelo bom seguimento do ensino da botânica, agronomia e paisagismo.

Uma questão de habitat

Um bom Ambiente passa por o silêncio se sobrepor ao ruído. Passa por haver mais contínuo verde. Por uma locomoção não poluente, sem sermos poluidores dos outros e de nós próprios. Por ua recolha de lixo eficaz. Por subsolos permeáveis. Pela preservação e enriquecimento da fauna e da flora. E pelo cultivo da terra, no caso pela promoção de hortas urbanas.

A prática faz o mestre

Lisboa tem vindo a acumular prémios internacionais em matéria de ambiente, e muito tem sido feito em termos de propiciar a quem aqui vive, trabalha e visita o recurso a meios de transporte não poluentes. E teve em Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2022) um farol durante décadas, sem no entanto aplicar na prática a maior parte do seu pensamento, uma vez que se continua a impermeabilizar o solo e a construir em leito de cheias, por exemplo. Não há tempo a perder para corrigir o rumo.

Água mole em pedra dura...

Lisboa tem muito poucas fontes monumentais mas tem um Aqueduto listado na Unesco, e um conjunto invejável de ramais, chafarizes e bicas, que extravasam em muito o concelho, mas nem por isso se consegue que sejam tratados com aprumo por quem os tem à sua guarda, muito menos que pingue água de algum deles. Tal como são mais os lagos secos do que os molhados. É inadmissível que o elemento Água seja tão mal tratado nesta cidade, salvo raras e honrosas excepções …

[Lisboa e arredores

podem contar connosco!]