Convento N. Sra. Mártires (Sacavém) – Património Azulejar em sério risco – pedido de esclarecimentos à CM Loures (27.05.2024)

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures
Dr. Ricardo Colaço Leão
CC. AM Loures, Museus de Loures, Media e outros
 
Recentemente, tomámos conhecimento do crescente desaparecimento de azulejos do antigo Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição, em Sacavém, azulejos decorativos de grande valor patrimonial e histórico.
Tendo presente o facto de este convento ser propriedade do Município de Loures, e o teor do Aviso n.º 22997/2022, DR, 2.ª série, n.º 232, dando conta da publicação da abertura do procedimento de classificação do edifício como Monumento de Interesse Municipal, solicitamos a V. Exa., Senhor Presidente, que nos informe quanto às medidas de salvaguarda que a Câmara Municipal de Loures possa estar a implementar a fim de evitar mais roubos e actos de vandalismo neste espaço da maior relevância histórica, e quanto à evolução do processo de classificação já referido.
Pode contar a CM Loures com a melhor colaboração desta Associação, enquanto associação de defesa do património do distrito de Lisboa e na medida das nossas possibilidades e contactos, em todas as iniciativas que visem a recuperação e divulgação do antigo convento e do seu uso futuro, que passará, acreditamos, por uma solução conjunta com as entidades locais de âmbito cultural e não só, que se revelem os melhores agentes para que essa solução valorize e dignifique este espaço histórico de forma duradoura, quiçá envolvendo a Cultura (desde logo a fotografia – Eduardo Gageiro, que completará 90 anos em 2025, é natural de Sacavém), mas também a Economia e a Inovação, e o Turismo Religioso (o convento é indissociável do caminho de Fátima e da rota de Santiago).
Muito gostaríamos de poder visitar o Monumento, pelo que daqui solicitamos a V. Exa. a devida autorização, em data a agendar.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Maria Ramalho, Maria Teresa Goulão, Helena Espvall, Raquel Henriques da Silva, Gustavo da Cunha, Beatriz Empis, Fátima Castanheira, José Maria Amador, Irene Santos, Filipe de Portugal, Pedro Formozinho Sanchez, Fernando Jorge, Filipe Teixeira
Fotos da CML e de Paulo Juntas
  • Azulejos

Leave a Reply

Your email address will not be published.