Convento das Flamengas

Pedido de classificação do Convento das Flamengas 564 424 Paulo Ferrero

Pedido de classificação do Convento das Flamengas

Exmo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos
 
Como é do conhecimento de V. Exa., o Convento das Flamengas, em Alcântara, Lisboa, foi fundado no último quartel do século XVI, por iniciativa régia de Filipe I de Portugal, para acolher as religiosas franciscanas vindas da Flandres, em 1582.
O edificado actual, composto por igreja (antiga capela do convento), claustro e ala conventual (2 pisos com cerca de 50 casas/residências sociais, com apenas 3-4 delas ocupadas) resulta de uma série de seccionamentos ocorridos durante o século XX, para a abertura de arruamentos, construção de blocos habitacionais e colocação de pilares para a Ponte 25 de Abril.
Apesar dessas circunstâncias, o conjunto mantém a sua homogeneidade, imponência e relevância urbanística, arquitectónica, histórica e patrimonial, pelo que é incompreensível que a igreja, claustro e ala conventual não estejam classificados por quem de direito. 
Com o presente pedido de classificação, pretendemos, não só, colmatar essa lacuna em termos do reconhecimento da sua importância para o país, como ajudar à causa da reabilitação do claustro e de toda a ala conventual, que se encontram em mau estado de conservação, com coberturas e casas em ruínas, e estando o seu logradouro da ala nascente com elementos espúrios (pavilhões de génese ilegal). 
Fazemos votos para o bom acolhimento pela DGPC e pelo seu Director-Geral, desta nossa propositura, à qual anexamos o respectivo requerimento e vários elementos documentais.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

 

Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Jordão, Luís Mascarenhas Gaivão, Rui Pedro Barbosa, Helena Espvall, Fátima Castanheira, Pedro Bugarin, Rui Pedro Martins, Filipe de Portugal, António Araújo, Carlos Boavida, Ana Cristina Figueiredo, Fernando Jorge, Filipe Teixeira, Jorge Pinto, Maria Ramalho, José Maria Amador