Projecto alterações Alas Norte e Nascente do Palácio da Ajuda – Pedido de esclarecimentos ao Contacto Atlântico
Projecto de alterações Alas Norte e Nascente do Palácio da Ajuda - Pedido de esclarecimentos ao Contacto Atlântico (06.02.2024)
Ao Atelier Contacto Atlântico
C.C. Gab.Ministro, Comissão da AR, Património Cultural, IP e media
Exmo. Sr. Arq. André Caiado
Tomámos conhecimento pelo vosso site da iminência de obras de alterações no Palácio Nacional da Ajuda, anunciadas, inclusivamente, como estando já “em construção”, o que nos surpreende bastante, dado não encontrarmos nenhum anúncio público de concurso sobre esta matéria, ou adjudicação desta obra em concreto, apenas da remodelação da loja do Palácio.
Uma vez que, para lá da escassa informação do V/site, não existe nenhuma informação oficial tornada pública pelo Património Cultural, IP, ex-DGPC, sobre estas obras a iniciar na ala Norte e Nascente do Palácio da Ajuda, e que, pelo que constatamos nas vossas publicações (https://contactoatlantico.com/mies_portfolio/palacio-nacional-da-ajuda/ e https://pt.linkedin.com/posts/joaocaiado_pal%C3%A1cio-nacional-da-ajuda-httpslnkdin-activity-7125808655165251584-OF_Z?trk=public_profile_like_view), a empreitada a desenvolver nas três salas ditas do Tesouro (reservas) terá, inevitavelmente, um impacto imprevisível na espantosa Biblioteca da Ajuda (tão valiosa quanto mal divulgada pela tutela), a nível do seu tecto (nos estuques e pintura frágeis) e estrutura (desde logo nas condições de temperatura e humidade relativa), por força do próprio projecto e pela anunciada cedência daquelas salas para eventos (!) os mais variados;
Estando nós em presença de um Monumento Nacional (Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 Junho), e tendo esta Associação como objecto a defesa do Património no Distrito de Lisboa (Art.2º), vimos solicitar a V. Exas. que, antes que desenvolvamos outras iniciativas, nos informem sobre o seguinte:
1.O vosso projecto está disponível para consulta, onde?
2.Existem relatórios de impacte do projecto, das obras subsequentes e do uso futuro das salas das reservas, na Biblioteca?
3.Qual a intervenção prevista no soalho das salas das reservas?
4.Qual a intervenção prevista para os valiosos e históricos armários das salas das reservas? Vão restaurá-los? Pintá-los, como se marcenaria nova se tratasse?
5.Qual a justificação para a saída das reservas do local onde se encontram? Tratar-se-á de uma saída temporária ou definitiva?
6.Qual a intervenção prevista para a magnífica cobertura (telhado) das Alas Norte e Nascente do Palácio Nacional da Ajuda?
Agradecendo a melhor atenção, apresentamos os nossos cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso, Luis Mascarenhas Gaivão, António Araújo, Jorge Pinto, Filipe de Portugal, Helena Espvall, Fátima Castanheira, Luís Serpa, Beatriz Empis
Leave a Reply