Obra em prédio de Cassiano Branco – Supermercado ALDI – pedido de esclarecimentos à CML

Obra em prédio de Cassiano Branco - Supermercado ALDI - pedido de esclarecimentos à CML (25.07.2023)
Exmo. Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas,
Exma. Sra. Vereadora do Urbanismo
Engª Joana Almeida
 
 
C.C. AML, JF Santo António

Serve o presente para solicitar a V. Exas. que nos esclarecem se é entendimento da CML que a obra em curso no R/C do nº 7 da Rua Nova de São Mamede está de acordo com o estipulado no Plano Director Municipal, no que à Carta Municipal do Património diz respeito, mormente às obras de alteração que são autorizadas em edifícios objecto dessa classificação.
 
Como é do conhecimento de V. Exas., o edifício em causa é um dos mais notáveis do legado de Cassiano Branco, e por isso mesmo é protegido pela Carta Municipal do Património, item “46.42 Edifício de habitação plurifamiliar / Rua Nova de S. Mamede, 3-9”.
 
No nosso entender a obra em curso, de alteração do antigo stand de automóveis em supermercado Aldi, não cumprirá essa regulamentação, conforme as fotos em anexo testemunham.
Aliás, será lamentável que as obras no interior possam vir a esconder o sistema notável de vigas de betão armado (uma novidade na época em que o prédio foi construído, uma verdadeira conquista tecnológica a existência de vãos tão acentuados sem pilares ou colunas) com eventuais tectos falsos, apagando assim uma das características essenciais do edifício.

Chamamos ainda a atenção de V. Exas. para a futura colocação de sinalética/dispositivos de publicidade na fachada, designadamente para que a mesma não seja permitida pela CML no caso de poder vir a agredir/esconder a fachada.
 
 Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
 
 
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso, Fernando Jorge, Luís Mascarenhas Gaivão, Pedro Jordão, Rui Pedro Martins, Gustavo da Cunha, Fátima Castanheira, Helena Espvall, Carlos Boavida, Miguel Atanásio Carvalho, Filipe de Portugal
 
Fotos de Jorge Pinto e José Chamusco
  • Cassiano Branco

Leave a Reply

Your email address will not be published.