Ventura Terra

Palacete Valmor (IIP) com gradeamento Arte Nova partido – alerta e protesto à CML (08.08.2024) 1024 880 Paulo Ferrero

Palacete Valmor (IIP) com gradeamento Arte Nova partido – alerta e protesto à CML (08.08.2024)

Ex.mo Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas
Ex.ma Sra. Vereadora do Urbanismo
Engª Joana Almeida
 
C.C. AML, Património Cultural – IP e Agência Lusa
Como é do conhecimento de V. Exas., o palacete Valmor da Avenida da República, é Imóvel de Interesse Público desde 1976 e, por isso, está especialmente protegido também a nível do Plano Director Municipal em vigor.
Assim, assume particular preocupação e revolta a inoperância da Câmara Municipal de Lisboa em intimar o proprietário do edifício a repor as secções do gradeamento em falta neste momento, de que anexamos fotografias tiradas nesta semana – parte do gradeamento em ferro encontra-se tombada no interior do canteiro, e outra parte desapareceu.
Não se pode aceitar este estado de abandono pelo proprietário e a indiferença de quem administra a cidade de Lisboa.
Na expectativa apresentamos os melhores cumprimentos
 
Paulo Ferrero, Rui Pedro Martins, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Rui Pedro Barbosa, Luis Mascarenhas Gaivão, Irene Santos , Ana Celeste Glória, José Maria Amador,  Beatriz Empis, Carlos Boavida, Helena Espvall, Filipe de Portugal, António Araújo, Pedro Jordão, Fernando Jorge, Miguel de Sepúlveda Velloso, Teresa Silva Carvalho
Fotos de Rui Martins
Casa Ventura Terra (IIP) com janelão aberto – alerta à Comunidade Israelita 937 1024 Paulo Ferrero

Casa Ventura Terra (IIP) com janelão aberto – alerta à Comunidade Israelita

Exmo. Sr. Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa
Dr. José Oulman Carp
Exmo. Sr. Membro da Direcção
Dr. José Ruah
C.C. CML e AML
Constatámos a existência, já há vários dias, de janela aberta no salão do 1º andar do edifício de Ventura Terra, na Rua Alexandre Herculano, nº 57, Prémio Valmor de 1903 e Imóvel de Interesse Público (Portaria n.º 303/2006, DR, 2.ª Série, n.º 20 de 27 janeiro 2006 / ZEP), vossa propriedade.
Alertamos, por isso, V. Exas., a providenciarem o fecho dessa janela, e das demais que, eventualmente, estejam abertas, uma vez que, como devem imaginar, a existência de janelas abertas é meio caminho para a degradação dos interiores, a nível de estuques, madeiras, etc.
Aproveitamos a ocasião para perguntar se já estão previstas obras de recuperação deste imóvel, tão importante para a cidade de Lisboa.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Nuno Caiado, Pedro Jordão, Gustavo da Cunha, Rui Pedro Martins, Teresa Silva Carvalho, Helena Espvall, Gonçalo Cornélio da Silva, Pedro Henrique Aparício, Maria Ramalho, Irene Santos, Jorge Pinto, António Araújo, Fátima Castanheira, Ruth da Gama, Maria do Rosário Reiche

Resposta (28.02.2023)

«Exmos. Senhores,

Agradecendo o cuidado que vão tendo com a nossa propriedade gostaríamos contudo de salientar que poderão contactar directamente connosco sem por metade da cidade ao corrente.
Quanto ao arranque de obras, isso é um assunto interno da nossa Comunidade, pelo que estranhamos o vosso interesse. Asseguramos contudo que qualquer reabilitação seguirá os tramites legais definidos.
Melhores cumprimentos
José Ruah
Comunidade Israelita de Lisboa
Membro da Direcção»