Universidade de Lisboa

Castelinho da Faculdade de Farmácia ao abandono – pedido de esclarecimentos à Directora da Faculdade de Farmácia (01.07.2024) 1024 1024 Paulo Ferrero

Castelinho da Faculdade de Farmácia ao abandono – pedido de esclarecimentos à Directora da Faculdade de Farmácia (01.07.2024)

Exma. Sra. Directora da Faculdade de Farmácia da UL
Profª Beatriz Lima
C.C. Reitor da UL, Ministro da Educação, PCML, PAML, Ordem dos Farmacêuticos e media 
Constatamos que o “castelinho” da antiga Quinta da Torrinha, edifício de 1892 onde funcionou a Faculdade de Farmácia até 1980, se encontra num estado deplorável desde que ficou abandonado (2018-2019), como as imagens demonstram.
Escusado será lembrar que este edifício histórico de inspiração Arte Nova, é emblemático da Faculdade que V. Exa. dirige, e não conseguimos compreender como, dada a obra notável que tem sido feita nas últimas décadas pela FF a vários níveis, seja possível que este chalet tenha chegado a estado de abandono em que se encontra, apresentando várias lacunas na bela azulejaria de padrão das fachadas, e temendo-se o pior no seu interior, nomeadamente na sua escada em caracol em madeira entalhada, nos estuques ornamentais e demais espólio e decoração. Relativamente ao espaço em seu redor, recusamos comentá-lo, de tão indigno de uma capital europeia, que se diz inovadora.
Solicitamos a V. Exa. que nos esclareça sobre o porquê desta situação insustentável e a todos os títulos deplorável, e se está prevista alguma obra de recuperação e dignificação do imóvel, no orçamento da FF-UL, ao abrigo ou não do PRR.
Gratos, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Rui Martins, Ana Alves de Sousa, Isabel Goulão, Beatriz Empis, Miguel de Sepúlveda Velloso, Rui Pedro Barbosa, Carlos Boavida, Gustavo da Cunha, Helena Espvall, Raquel Henriques da Silva, Jorge Pinto, Rosa Casimiro
Fotos de Rui Martins
Estado periclitante dos bustos africanos Jardim Tropical – chamada de atenção à UL 331 350 Paulo Ferrero

Estado periclitante dos bustos africanos Jardim Tropical – chamada de atenção à UL

Magnífico Senhor Reitor
Prof. Luís Manuel dos Anjos Ferreira

À Topiaris, a/c Arq. Luís Paulo Ribeiro

No seguimento dos parabéns que endereçámos à Universidade de Lisboa em Fevereiro de 2020 (http://cidadanialx.blogspot.com/2020/02/parabens-pela-recuperacao-feita-ate-ao.html), em que demos conta da nossa satisfação pelas obras de recuperação feitas até ao momento no Jardim Tropical, constatamos que, passados dois anos e meio sobre essa data, ainda subsistem locais a aguardar por restauro, conforme então descrito.

Reforçamos a nossa chamada de atenção para a necessidade de restauro dos bustos provenientes da Exposição do Mundo Português, uma vez que se os mesmos não forem rapidamente pintados ou o material de que são feitos (em massas cimentícias?) não for objecto de tratamento adequado, brevemente poderão abrir fissuras, tornando o seu restauro impossível a médio prazo.

Juntamos fotografias tiradas há dias.

Gratos pela atenção, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Luís Mascarenhas Gaivão, Fátima Castanheira, Filipe de Portugal, Ana Celeste Glória, Carlos Boavida, Fernando Jorge, Irene Santos

 

Fotos de Filipe Portugal