Lago da Patriarcal do Príncipe Real continua seco – pedido de esclarecimentos à EPAL
Exma. Sra. Directora do Museu da Água
Dra. Mariana Castro Henriques
C.C.PCML, AML, JF e DGPC
Constatando que, apesar da promessa anunciada no V/cartaz colocado em Campo de Ourique (foto), o lago da Patriarcal do Príncipe Real continua completamente seco, solicitamos a V. Exa. que nos esclareça sobre a data em que será devolvida de facto água àquele lago.
Muito obrigado.Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, António Araújo, Jorge Pinto, Luís Mascarenhas Gaivão, Miguel de Sepúlveda Velloso, Rui Pedro Barbosa, Rui Pedro Martins, Paula Cristina Peralta, Filipe de Portugal, Fátima Castanheira, Pedro Jordão, Carlos Boavida, António Miranda
Fotos (actuais) de Diogo Baptista (cartaz) e Jorge Pinto (lago)
…
Resposta da EPAL/Museu da Água (24.07.2023):
«Exmas. Senhoras,
Exmos. Senhores,
Nos últimos anos a EPAL tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos de reabilitação em infraestruturas patrimoniais dos séculos XVIII e XIX, referentes a uma parte essencial do património da água, dirigidos maioritariamente ao sistema Aqueduto das Águas Livres (Monumento Nacional inserido em cinco concelhos, onde se destaca a arcaria do vale de Alcântara, o conjunto de aquedutos subsidiários, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, as galerias subterrâneas de transporte de água e o conjunto de chafarizes monumentais), ao Reservatório da Patriarcal, ao Reservatório da Penha de França e à Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
Assim, e de acordo com o programa de intervenções delineado, prevê-se a execução integral do Projeto de Execução para Reabilitação do Lago e Reservatório da Patriarcal.
A referida intervenção, desenvolvida pela EPAL, visa os seguintes estudos e trabalhos:
· Execução de projeto para estrutura provisória exterior de proteção da construção;
· Criação de modelo tridimensional do reservatório;
· Caracterização, inspeção e diagnóstico estrutural, incluindo avaliação de patologias estruturais e não estruturais;
· Empreitada de reabilitação patrimonial e funcional do Reservatório da Patriarcal, que inclui a reabilitação da cobertura do reservatório e respetivo lago.
O projeto de reabilitação do Reservatório da Patriarcal está atualmente em desenvolvimento, prevendo-se o início da empreitada para o 1º trimestre de 2024, estando estimado um prazo de execução de 300 dias.
A intervenção de reabilitação, que inclui ações de conservação e restauro, no Reservatório da Patriarcal, equipamento cultural integrado no Museu da Água da EPAL, prevê uma nova disposição do espaço que permitirá aos visitantes um percurso mais alargado, com acesso a zonas atualmente não visitáveis, bem como a colocação em funcionamento do lago do jardim do Príncipe Real.
Estamos naturalmente ao dispor para qualquer informação adicional que julguem pertinente.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Mariana Castro Henriques
Diretora
Direção do Museu da Água e do Património Histórico
EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.»