Painéis publicitários

Painéis publicitários na fachada principal do Hospital de São José (Imóvel de Interesse Público) – pedido de esclarecimentos ao Património Cultural (07.10.2024) 1003 1024 Paulo Ferrero

Painéis publicitários na fachada principal do Hospital de São José (Imóvel de Interesse Público) – pedido de esclarecimentos ao Património Cultural (07.10.2024)

Exmo. Sr. Presidente do Património Cultural, IP
Dr. João Soalheiro
C.C. ULS São José
Constatámos, com grande surpresa, que os responsáveis pela Unidade Local de Saúde de São José (ULSSJ) procederam à afixação de painéis publicitários nas colunas e parede do portão principal daquele Imóvel de Interesse Público, desfigurando por completo aquela que é a fachada mais emblemática do monumento (foto em anexo).
Solicitamos a V. Exa. que nos informe se a ULSSJ obteve a devida autorização do Património Cultural, IP, para que tal fosse possível.
Se a afixação dos painéis não tiver sido autorizada, pedimos a intervenção de V. Exa. no sentido de ser reposta a legalidade e ser devolvida a dignidade a este Monumento.
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Maria Ramalho, Nuno Caiado, Rui Pedro Martins, Luis Mascarenhas Gaivão, Maria Teresa Goulão, Helena Espvall, Beatriz Empis, António Araújo, Jorge Pinto, José Maria Amador. Manuela Correia, Fátima Castanheira, Irene Santos, Gustavo da Cunha, Teresa Silva Carvalho
Painéis publicitários de grande e média dimensão – pedido de esclarecimentos ao Património Cultural, IP (23.09.2024) 1018 1024 Paulo Ferrero

Painéis publicitários de grande e média dimensão – pedido de esclarecimentos ao Património Cultural, IP (23.09.2024)

Exmo. Senhor Presidente do Património Cultural, IP
Dr. João Soalheiro
CC. Ministra da Cultura e media

 

Vimos pelo presente solicitar a V. Exa. que nos informe se o Património Cultural, IP, deu autorização para que pudessem ser colocadas as dezenas, senão centenas, de painéis publicitários de grande e média dimensões que se encontram em locais classificados Monumento Nacional e Conjuntos de Interesse Público e nas zonas de protecção de edifícios classificados, como sejam, por exemplo, o Campo dos Mártires da Pátria (IIP), a Baixa Pombalina (CIP), o Terreiro do Paço (MN), a Basílica da Estrela (MN) e a Avenida da Liberdade (CIP).
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Fernando Jorge, Rui Martins, Beatriz Empis, Jorge Pinto, Carlos Boavida, Helena Espvall, António Araújo, António Miranda, Fátima Castanheira, Teresa Teixeira, Filipe de Portugal, António Barreto, Gustavo da Cunha e João Mineiro

 

Foto: Avenida da Liberdade, autor Rui Martins
Aplauso ao ACP por avançar com providência cautelar contra os painéis publicitários de grande dimensão (12.09.2024) 1003 1024 Paulo Ferrero

Aplauso ao ACP por avançar com providência cautelar contra os painéis publicitários de grande dimensão (12.09.2024)

Ex.mo Sr. Presidente do Automóvel Clube de Portugal
Eng. Carlos Barbosa
Serve o presente para endereçarmos ao Automóvel Clube de Portugal, na pessoa do seu Presidente, os nossos calorosos cumprimentos pela providência cautelar por vós interposta contra os painéis publicitários de grande dimensão, que foram plantados um pouco por toda a cidade, e de que a comunicação social deu o merecido relevo (https://cnnportugal.iol.pt/paineis-publicitarios/publicidade/acp-avanca-com-providencia-cautelar-para-desligar-novos-paineis-publicitarios-queremos-salvar-pessoas-e-eles-querem-vender-publicidade/20240909/66df3aedd34ea1acf26e232a).
Com efeito, trata-se de painéis electrónicos que põem em causa a segurança das pessoas, peões e condutores, e por isso ilegais.
Mas também todos os painéis de dimensão média-grande são perigosos, além de espúrios em relação ao espaço público, como no caso de que enviamos uma fotografia, em pleno Largo da Graça. 
Acresce a nossa perplexidade pelo facto de nalguns destes painéis estarem a ser emitidas animações com publicidade da própria CML! 
Pode contar V. Exa. com toda solidariedade desta Associação e com o apoio que entenda por necessário, a fim de se garantir a remoção de todos esses painéis do nosso convívio, tão rápido quanto possível.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso, Rui Pedro Barbosa, Maria Teresa Goulão, Alexandra Maia Mendonça, Gustavo da Cunha, Rui Martins, Teresa Silva Carvalho, Jorge Pinto, Beatriz Empis, António Miranda