Jardim da Estrela

Coreto do Jardim da Estrela – Requerimento ao Presidente CML (13.12.2024) 1008 1024 Fórum Cidadania Lx

Coreto do Jardim da Estrela – Requerimento ao Presidente CML (13.12.2024)

REQUERIMENTO
Exmo. Senhor Presidente da CML
c/ c
  • Exma Senhora Presidente da AML
  • C.S.
Com as obras paradas há um ano, sem informação no local ou, que se conheça, em qualquer outro sítio, o coreto do jardim da Estrela encontra-se abandonado e isso parece ser o reflexo da incúria geral relativamente ao Jardim, bem traduzida no estado das telas da cerca em redor do coreto – ver imagens. Sobre este particular, anteriores interpelações do FCLx não mereceram sequer resposta da CML.
Se bem que se notem esforços pontuais no tratamento de alguns canteiros, o estado geral do jardim continua a requerer um amplo conjunto de intervenções correctivas, ao nível da estrutura verde, pavimentos, rebordos, tipo de sinalização, gradeamento e portões e lagos, um dos quais seco há mais de uma década.
Este cenário desolador leva-nos a requerer um conjunto de esclarecimentos à CML, a saber:
  1. quem é responsável pelo estado actual das telas da cerca em redor do coreto?
  2. porque estão obras do coreto paradas?
    2a.  a quem atribuir a responsabilidade?
  3. porque não existe informação pública sobre o “Plano de Gestão das Intervenções” no jardim para que o cidadão possa acompanhar a sua evolução e estado?
    3a.  quem é o responsável por esta falha?
  4. qual o estado actual do “Plano de Gestão das Intervenções” no jardim?
    4a.  qual a percentagem de acções completadas desde o seu início até hoje?
  5. quais as acções previstas para serem postas em prática em 2025?
    5a.  que valores foram orçamentados para 2025?
    5b.  que percentagem elas representam do Plano, em termos do total de intervenções e em termos financeiros?
Pedem deferimento
Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Jordão, Maria Teresa Goulão, Fátima Castanheira, Luis Mascarenhas Gaivão, António Araújo, Rui Pedro Martins, Manuela Correia, Helena Espvall, José Maria Amador, Jorge Pinto, Gustavo da Cunha, Paula Cristina Peralta
Pedido de classificação de Interesse Nacional do Jardim da Estrela (17.10.2024) 1024 1009 Fórum Cidadania Lx

Pedido de classificação de Interesse Nacional do Jardim da Estrela (17.10.2024)

Exmo. Senhor Presidente do Património Cultural, IP
Dr. João Soalheiro
C.C. Exma. Senhora Ministra da Cultura
  
Como é do conhecimento de V. Exa. o Jardim da Estrela é um dos mais ilustrativos e mais autêntico jardim romântico de Portugal no contexto do espaço público, um jardim inspirado nos modelos dos jardins públicos franceses, que procuram recriar a paisagem pictórica que esteve na base, conceito e desenho do jardim paisagista.
A sua importância enquanto património de Interesse Nacional reside no facto (para lá do exposto na documentação que apresentamos) de ser um dos primeiros jardins públicos isto é: ter sido construído para todos e não como o Passeio Público, que se apresentava mais selectivo na sua vivência; de ser pioneiro na formação de jardineiros e de representar de forma indelével a revolução social, cultural e urbanística que se fez sentir em Portugal a partir de 1840 onde se lutava por uma cidade para o cidadão, sendo também o primeiro passo para essa revolução urbanística que se estendeu  por todo o país.
Nesse sentido, e por forma a que a relevância histórico-arquitectónica-paisagística do Jardim da Estrela seja finalmente reconhecida em termos formais e definitivos, de modo a que se garanta a sua salvaguarda presente e futura, submetemos a V. Exa. o respectivo Requerimento Inicial de Procedimento de Classificação, acompanhado de cinco anexos com memória descritiva e justificativa, fotografias e outros.
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso, Rui Pedro Barbosa, Pedro Jordão, Fernando Jorge, Rui Pedro Martins, António Dias Coelho, Luis Mascarenhas Gaivão, António Pires Veloso, António Barreto, José Maria Amador, Ana Alves de Sousa, Gustavo da Cunha, Raquel Henriques da Silva, António Araújo, Beatriz Empis, Teresa Teixeira, Helena Espvall, Manuela Correia, Filipe de Portugal, Madalena Martins, Jorge Pinto