Gasómetros

Pedido de classificação dos 4 Gasómetros da Matinha 1024 1009 Paulo Ferrero

Pedido de classificação dos 4 Gasómetros da Matinha

Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
Vimos por este meio solicitar à Direcção-Geral do Património Cultural, na pessoa de V. Exas., a classificação dos quatro Gasómetros da Matinha, pela sua relevância histórica na cidade e no país, enquanto símbolos da nossa indústria moderna, e também porque são únicos em Portugal.
De facto, já só não existe nenhuma evidência das outras fábricas de gás anteriores e nem dos gasómetros, por exemplo, da Av. Infante Santo, como é nossa convicção que, se existe uma memória física na cidade para a Água (Barbadinhos) e para a Electricidade (Central Tejo), é necessário preservarmos também a memória do Gás e do seu abastecimento à Lisboa moderna.
Assim, temos o prazer de enviar a V. Exas. o requerimento inicial para o respectivo procedimento de classificação, fazendo votos do seu bom acolhimento por essa Direcção-Geral.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso, Inês Beleza Barreiros, Luís Mascarenhas Gaivão, Jorge Pinto, Fátima Castanheira, Pedro Jordão, Pedro Formozinho Sanchez, Carlos Boavida, Fernando Jorge