Coreto

Coreto do Jardim da Estrela – Requerimento ao Presidente CML (13.12.2024) 1008 1024 Paulo Ferrero

Coreto do Jardim da Estrela – Requerimento ao Presidente CML (13.12.2024)

REQUERIMENTO
Exmo. Senhor Presidente da CML
c/ c
  • Exma Senhora Presidente da AML
  • C.S.
Com as obras paradas há um ano, sem informação no local ou, que se conheça, em qualquer outro sítio, o coreto do jardim da Estrela encontra-se abandonado e isso parece ser o reflexo da incúria geral relativamente ao Jardim, bem traduzida no estado das telas da cerca em redor do coreto – ver imagens. Sobre este particular, anteriores interpelações do FCLx não mereceram sequer resposta da CML.
Se bem que se notem esforços pontuais no tratamento de alguns canteiros, o estado geral do jardim continua a requerer um amplo conjunto de intervenções correctivas, ao nível da estrutura verde, pavimentos, rebordos, tipo de sinalização, gradeamento e portões e lagos, um dos quais seco há mais de uma década.
Este cenário desolador leva-nos a requerer um conjunto de esclarecimentos à CML, a saber:
  1. quem é responsável pelo estado actual das telas da cerca em redor do coreto?
  2. porque estão obras do coreto paradas?
    2a.  a quem atribuir a responsabilidade?
  3. porque não existe informação pública sobre o “Plano de Gestão das Intervenções” no jardim para que o cidadão possa acompanhar a sua evolução e estado?
    3a.  quem é o responsável por esta falha?
  4. qual o estado actual do “Plano de Gestão das Intervenções” no jardim?
    4a.  qual a percentagem de acções completadas desde o seu início até hoje?
  5. quais as acções previstas para serem postas em prática em 2025?
    5a.  que valores foram orçamentados para 2025?
    5b.  que percentagem elas representam do Plano, em termos do total de intervenções e em termos financeiros?
Pedem deferimento
Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Jordão, Maria Teresa Goulão, Fátima Castanheira, Luis Mascarenhas Gaivão, António Araújo, Rui Pedro Martins, Manuela Correia, Helena Espvall, José Maria Amador, Jorge Pinto, Gustavo da Cunha, Paula Cristina Peralta
Coreto Jardim da Estrela com anúncio obras restauro desde o Verão – pedidos esclarecimentos ao PCML 765 613 Paulo Ferrero

Coreto Jardim da Estrela com anúncio obras restauro desde o Verão – pedidos esclarecimentos ao PCML

Exmo. Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas
 
C.C. AML
Constatamos que o coreto do Jardim da Estrela, datado de 1894, da autoria do arquitecto José Luís Monteiro para o Passeio Público e colocado no seu actual local em 1936, está vedado desde o Verão com telões, anunciando uma empreitada de obras de restauro que não só não começou como não se vislumbra que comece!
Os serviços da CML colocaram um estrado por baixo da cobertura do coreto (protecção para quem insiste em subir ao coreto, apesar das condições de insegurança das ripas de madeira da cobertura?), e vedaram o acesso ao mesmo com uma série de grades com imagens virtuais e informação histórica sobre o coreto, que muito apreciamos e agradecemos.
Mas queremos saber o que se passa com a empreitada, ou seja, por que razão não se iniciaram ainda as obras de restauro e qual a data prevista para o seu início e fim?
Gratos, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos
 
Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Fernando Jorge, António Araújo, Luis Mascarenhas Gaivão, José Maria Amador, Miguel Atanásio Carvalho, Jorge Pinto, António Barreto, Filipe de Portugal, Madalena Martins, Beatriz Empis