Amadora

Quinta do Assentista (1746) – Pedido de esclarecimento à CM Amadora 1024 768 Paulo Ferrero

Quinta do Assentista (1746) – Pedido de esclarecimento à CM Amadora

Exma. Sra. Presidente da CM Amadora
Dra. Carla Maria Nunes Tavares
C.C. AMA e media
 
Tivemos conhecimento da recente aquisição pela CM da Amadora, da Quinta do Assentista (http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=22633), e não queremos deixar de transmitir a V. Exa. o nosso forte aplauso a esse facto.
Trata-se de um importante conjunto urbano-agrícola setecentista que merece ser preservado e recuperado, e a que importa dar bom uso, e nada melhor do que a Autarquia para garantir que tal se concretize, até porque a Quinta, inclusivamente, se encontra classificada como Conjunto de Interesse Municipal desde Fevereiro de 2009.
Solicitamos a V. Exa. que nos informe quanto ao destino que a Autarquia prevê para a Quinta, designadamente para sua casa principal, casas dos trabalhadores e lojas do piso térreo e, igualmente importante, para a sua vasta área agrícola.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Carlos Boavida, Luís Mascarenhas Gaivão, Fátima Castanheira, Maria do Rosário Reiche, Pedro Jordão, Jorge Pinto, António Araújo, Gustavo da Cunha, Helena Espvall, Fernando Jorge, António Miranda
Fotos de Vítor Rafael de Sousa (1) e da CM Amadora (2 a 4)

 

Resposta do Gabinete da Presidência da CM (2 de Agosto):

«Refª 1427/GP/23

Exmos. Senhores,

Incumbe-me a Sra. Presidente, Dra. Carla Tavares, de acusar a receção da vossa missiva, que muito agradece, e, consequentemente, levar ao conhecimento de V. Exas. que, em articulação com a família dos antigos proprietários, o objetivo da Câmara Municipal da Amadora é tornar o espaço visitável por todos aqueles que o queiram fazer, disponibilizando informação sobre a história da Quinta do Assentista.

A zona dos jardins poderá, em momentos específicos, ser local privilegiado para iniciativas culturais.

Com os melhores cumprimentos,

A Chefe do Gabinete

Filipa Monteiro»