Árvores

Proj. Parque Verde da Ericeira – abate de árvores – pedido de esclarecimentos à CM Mafra 1024 768 Paulo Ferrero

Proj. Parque Verde da Ericeira – abate de árvores – pedido de esclarecimentos à CM Mafra

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mafra Hélder de Sousa Silva,
Exma. Senhora Vereadora do Urbanismo Aldevina Machado Rodrigues,
Exma. Senhora Vereadora dos Espaços Verdes Lúcia Bonifácio de Carvalho,
Vimos pelo presente email solicitar junto de V. Exas. o projecto para o Parque Verde da Ericeira que implica a desafectação de terrenos do actual Parque de Campismo. 
O comunicado da CMM de dia 6 de Janeiro do corrente refere não haver projecto ainda, mas fomos contactados por munícipes e tomámos conhecimento de que estão a abater árvores, nomeadamente pinheiro mansos (conforme fotos em anexo, in facebook).
Nesse sentido, solicitamos igualmente informação sobre quem autorizou esses abates e se esses abates cumprem a Lei nr. 59/2021 (de 18 de Agosto) – Regime Jurídico do Arvoredo Urbano (https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=3445&tabela=leis&so_miolo=).
Muito obrigada desde já pela melhor atenção de V. Exas.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Paulo Ferrero, Inês Beleza Barreiros e Rosa Casimiro
Foi cancelada a concessão da Tapada das Necessidades à Banana Café! 1024 1024 Paulo Ferrero

Foi cancelada a concessão da Tapada das Necessidades à Banana Café!

Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Exmo. Sr. Vereador da Estrutura Verde e Plano Verde
 
CC. AML, JF, DGPC, APJH e media
 
Congratulamo-nos com a boa-nova dada pela CML durante a reunião descentralizada do dia 19 do corrente, quando o Sr. Presidente Carlos Moedas e o Sr. Vereador Ângelo Pereira informaram a assistência que foi cancelada a concessão feita pelo anterior executivo à firma Banana Café Emporium para os edifícios da Tapada das Necessidades (à 1h e 31m da sessão
https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/reuniao-descentralizada-dedicada-a-campo-de-ourique-e-estrela).
É uma grande notícia para a Tapada das Necessidades e para todos os que a defendem e continuarão a defender, desde logo o estoico Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades.
É altura, agora, de a CML pôr em marcha o Plano de Salvaguarda para aquele jardim único, socorrendo-se do saber acumulado pela Associação Portuguesa dos Jardins Históricos e envolvendo a cidade na sua boa prossecução.
Será, todos sabemos, uma empreitada faseada, seguramente morosa, pelo que sugerimos à CML que recorra às receitas provenientes das taxas turísticas e das contrapartidas do Casino de Lisboa para o seu financiamento.
Reiterando os nossos parabéns à CML e a V. Exas., apresentamos os nossos melhores cumprimentos
 
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Maria Ramalho, Nuno Caiado, Pedro Formozinho Sanchez, Pedro Jordão, Eurico de Barros, Helena Espvall, Tiago Mendes, Gonçalo Cornélio da Silva, Inês Beleza Barreiros, Filipe de Portugal, Irene Santos, Jorge Pinto, Fernando Jorge