Restaurante Tavares – encerrado e ao abandono há anos!

Restaurante Tavares - pedido de intervenção ao PCML (12.10.2022)
Exmo. Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas
CC. AML, LcH e media
Como é do conhecimento de V. Exa., o Restaurante Tavares é um dos mais antigos restaurantes da Europa e um dos mais históricos, belos e valiosos da cidade de Lisboa.
O Restaurante Tavares é, muito justamente, Imóvel de Interesse Municipal (DR, 1.ª Série, nº 56, de 06.03.1996) e está abrangida pelo Programa Lojas com História (2015).
Infelizmente, contudo, os seus pergaminhos e gabarito de nada lhe têm valido nos últimos anos, em virtude das gestões atribuladas por que tem passado, a que nem o mobiliário foi imune, e que são do conhecimento público.
O Restaurante Tavares está encerrado e abandonado há 3 anos, o que nos faz temer pela salvaguarda do seu vasto património decorativo e imaterial se o abandono se prolongar por muito mais tempo, uma vez que se encontra bastante vulnerável ao roubo e a actos de vandalismo.
Solicitamos, por isso, a melhor atenção de V. Exa. para a necessidade de a CML assegurar em absoluto a protecção deste património único na cidade, determinando as necessárias medidas preventivas junto do proprietário.
Mais, sugerimos a V. Exa. que, no caso de se verificarem indícios em contrário, a CML tome posse administrativa do espaço do restaurante, servindo assim de exemplo mas também de factor de alavancagem para o Programa Lojas com História, reduzido que está nos últimos anos a um mero mecanismo burocrático de atribuição de insígnias, faltando-lhe o músculo interventivo que foi pensado aquando da sua criação.
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Maria Ramalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Nuno Caiado, Helena Espvall, Jorge Pinto, Fátima Castanheira, Fernando Jorge, Filipe Teixeira, Carlos Boavida, Rui Pedro Martins, Gustavo da Cunha, José Maria Amador, Miguel Atanásio Carvalho, Pedro Jordão, Maria do Rosário Reiche
  • Abandono
  • Chiado

Leave a Reply

Your email address will not be published.