Pedido de classificação dos pavilhões sanitários públicos (quiosques W.C) Arte Nova

Pavilhões sanitários públicos (quiosques W.C) Arte Nova (04.04.2023)
Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
 
Temos o prazer de requerer a V. Exas. a abertura de procedimento de classificação dos 4 Pavilhões de Sanitários Públicos (quiosques W.C. existentes em Lisboa, datados de 1913-1916, que têm projecto do arq. José Alexandre Soares (1873-1930) e decoração com painéis de azulejos Arte Nova, pintados por José António Jorge Pinto (1875-1945).
Trata-se de um magnífico conjunto de quiosques, de planta centralizada, com coberturas de ventilação (em forma de pagode chinês); um conjunto singular e uno, em que três deles ainda hoje funcionam como tal.
Exemplares únicos de uma arquitectura utilitária com mais de cem anos, concebida para acompanhar a modernidade urbanística europeia à época, com o objectivo de ordem sanitária, funcional, mas revelando preocupações estéticas, pelo cuidado desenho.
Todos estão praticamente intactos e foram restaurados nos últimos anos.
Um conjunto único e histórico, que julgamos preencher os requisitos gerais exigíveis para uma classificação pela Direcção-Geral do Património Cultural, designadamente quanto ao valor estético, técnico ou material intrínseco do bem; a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística; a extensão do bem e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva; e a importância do bem do ponto de vista da investigação histórica ou científica”.
Para o efeito, juntamos requerimento e documentação fotográfica e de arquivo.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Nuno Caiado, Rita Gomes Ferrão, Paulo Lopes, Maria Teresa Goulão, Miguel Atanásio Carvalho, Maria do Rosário Reiche, Helena Espvall, Fernando Jorge, Carlos Boavida, Ruth da Gama
  • Pedido de classificação
  • Quiosques W.C.

Leave a Reply

Your email address will not be published.