Eventual demolição da Villa Sousa (Alameda das Linhas de Torres) – pedido de esclarecimentos à CML

Eventual demolição da Villa Sousa (Alameda das Linhas de Torres) - pedido de esclarecimentos à CML (19.03.2024)
Exmº Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas
Exmª Srª Vereadora do Urbanismo
Engª Joana Almeida
 
C.C. AML 
Serve o presente para solicitarmos a V. Exas. que nos esclareçam se se confirma o rumor, que circula no local, segundo o qual o empreendimento em curso nos antigos estúdios da RTP, nas traseiras da Alameda das Linhas de Torres, implicaria a demolição da lindíssima fachada principal e demais fachadas e paredes da Villa Sousa.
Porque, apesar de praticamente já só restar pouco daquela que foi uma obra emblemática do arq. Manuel Norte Júnior, encomendada a este pelo banqueiro José Pedro Carreira de Sousa, construída em 1911 e Prémio Valmor de 1912, a CML faria toda a diferença se fizesse depender da sua recuperação todo e qualquer licenciamento de operação urbanística que envolva o lote da referida Villa Sousa.
Certamente que não será difícil a uma equipa de projectistas aproveitar as fachadas e paredes existentes e integrá-las no projecto global, devolvendo à cidade e àquela Alameda em particular, algum do eclectismo e do bom gosto entretanto perdidos.
Relembramos que o lote em questão está classificado na Carta Municipal do Património, com o nº 18.44.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Martim Galamba, Luis Mascarenhas Gaivão, Pedro Henrique Aparício, Beatriz Empis, Rui Pedro Martins, António Miranda, Irene Santos, António Araújo, Fátima Castanheira, Helena Espvall
Foto in Miss Lisbon

Leave a Reply

Your email address will not be published.