À Igreja Ortodoxa Sérvia em Lisboa
CC. Embaixada da Sérvia, Câmara Municipal de Lisboa, Patriarcado de Lisboa e Património Cultural, IP
Exmos. Senhores
Fomos alertados recentemente para o agravamento do péssimo estado de conservação da Capela de Santo Cristo, no Restelo, que se arrasta há mais de 10 anos e cuja jurisdição é referida oficialmente como sendo do Patriarcado Ortodoxo da Sérvia.
Como é do conhecimento de V. Exas. trata-se de um valioso imóvel do Século XVI, que está classificado Imóvel de Interesse Público desde 1967 (Decreto n.º 47.508, DG, 1.ª Série, n.º 20 de 24 Janeiro) e que tem uma Zona Especial de Protecção (Portaria n.º 46/96, DR, 2.ª Série, n.º 126 de 30 Maio de 1996).
Encontrando-se a Capela de Santo Cristo no estado deplorável que as imagens actuais do seu exterior documentam, e desconhecendo-se o estado de conservação do seu interior, solicitamos à Igreja Ortodoxa Sérvia que nos esclareça se pretende avançar com as obras de recuperação que o imóvel exige, quando, por quem e em que termos.
No caso de a Capela de Santo Cristo não ser da jurisdição da Igreja Ortodoxa Sérvia, pedimos desculpas pelo equívoco e solicitamos a V. Exas. que nos indiquem a quem cabe fazer obras de restauro na capela.
Muito obrigado
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Rui Pedro Barbosa, Beatriz Empis, Rui Pedro Martins, José Maria Amador, Conceição Delgado, Gustavo da Cunha, Fernando Jorge, Manuela Correia, António Araújo, Jorge Pinto
Leave a Reply