Visitas guiadas
A propósito de efemérides ou por qualquer outra razão.
Revisitamos autores, recorrentemente: Norte Júnior, Ventura Terra, Nogueira Júnior, Cassiano Branco, Jorge Segurado, Cristino, Cottinelli, etc.
Sempre guiados por bons comunicadores e com competências credenciadas. Esteja atento aos nossos avisos!
Efemérides:
Marcámos presença nos 150 anos de Miguel Ventura Terra (2019), nos 135 anos de Manuel Norte Júnior (2014), nos 120 anos de Jorge Segurado (2018) e no Centenário de Nuno Teotónio Pereira (2022).
Visitas em 2024
Nos 500 anos do Bairro Alto
Organizámos, em parceria com a comissão respectiva, um vasto programa comemorativo, com visitas a locais (Conservatório Nacional, Igreja e Convento dos Paulistas, Museu Geológico, Edifício d’O Século, Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal Administrativo, o Bairro à Noite) e recitais.
No duplo centenário sobre a morte de Machado de Castro
Passeámos pelo seu legado na Estrela, visitámos a exposição comemorativa mo Museu da Cidade. Agradecimento especial à Basílica, à Igreja de S. Francisco de Paula e ao Museu da Cidade. Ficou por fazer uma visita à Sala dos Gessos e a revisitação ao percurso feito aquando da colocação no Terreiro do Paço da estátua a D. José I, o que tentaremos fazer logo que nos seja possível.
Outros passeios temáticos
Já fizemos vários passeios pela Lisboa do Art-Déco (ao Bairro Azul, ao Bairro das Colónias, ao legado de Norte Júnior e a muito mais), pelo Bairro de Alvalade (Praça de Londres, Bairro das Estacas, Escola Primária do Bairro de São Miguel, Avenida de Roma e cruzamento da Av. E.U.A.), e pela Lisboa “filão da construção civil”, que desaparece todos os dias (Avenidas Novas, Campo de Ourique, Lapa, Almirante Reis, envolvente à Avenida da Liberdade)
No Dia Mundial da Água
Organizámos uma visita ao interior do Chafariz da Esperança (MN).
No âmbito do Ano Europeu do Património Industrial e Técnico (2015)
Visitámos fábricas e métiers de antanho, a arquitectura industrial. Fomos à Manutenção Militar, à Central Tejo, à Fábrica Sant’Anna, à estação elevatória dos Barbadinhos, à estação do Rossio.