S.O.S. Sinos da Torre do Galo (Ajuda) ameaçam cair (12.09.2025)

Exmos. Senhores
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Ministro das Finanças
Presidente da Junta de Freguesia da Ajuda
Presidente do Conselho Directivo do Património Cultural, IP
Presidente da ESTAMO, S.A.
Director-Executivo da Associação Turismo de Lisboa

 

Como é do conhecimento de V. Exas., a Torre Sineira da Real Capela da Ajuda, vulgo “Torre do Galo”, encontra-se em estado periclitante de conservação, facto que se tem agravado nas últimas décadas.
Assume particular urgência a reparação dos sinos uma vez que todos eles, com excepção do sino grande do topo do arco, ameaçam derrocar mais dia menos dia, por se apresentaram desprendidos (degolados), só não caindo na via pública porque se encontram encostados uns aos outros.
Trata-se de mais de 30 toneladas de sinos, que podem cair na via pública ao primeiro estremeção na torre, com tudo o que isso implicará de perigo para os transeuntes e em danos patrimoniais.
Continuamos sem compreender o desprezo com que as entidades que V. Exas. tutelam tratam a “Torre do Galo”, mantendo por recuperar a torre, os sinos e o relógio deste Monumento Nacional, bem como todo o espaço envolvente ao Palácio Real da Ajuda (principal palácio de Lisboa, sala de visitas de chefes de Estado) que permanece absolutamente negligenciado, mesmo após o avultado investimento realizado na abertura do Museu do Tesouro Real.
Daqui apelamos ao Ministério das Finanças/Estamo, proprietário da “Torre do Galo”, à CML/JF/ATL e ao Ministério da Cultura/PC-IP, para darem início urgente ao projecto de restauro integral aprovado há poucos anos e que, inclusive, seria adjudicado à JF da Ajuda para o executar, mas que nunca chegou a avançar.
Chamamos a atenção de V. Exas. para o perigo iminente de queda dos referidos sinos.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Paula Cristina Peralta, Luis Mascarenhas Gaivão, Filipe de Portugal, Helena Espvall, Gustavo da Cunha, Beatriz Empis, Ana Alves de Sousa, Fátima Castanheira, Nuno Caiado, António Araújo, António Dias Coelho, Jorge Pinto, Pedro Bugarin
C.C. Media
Foto: Cascalenses (João Aníbal Henriques)

Resposta da Estamo (10.10.2025):

Ao Fórum Cidadania Lx – Associação
C/c: Museus e Monumentos, EPE
       Património Cultural, I.P.
Exmos. Senhores,
Relativamente ao assunto mencionado em epígrafe, encarrega o Senhor Presidente do Conselho de Administração de acusar a recepção da v/comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que o imóvel já se encontra sinalizado para integrar a lista de imóveis classificados da propriedade do Estado a necessitar de intervenção.
Mais se informa que será efetuado o acompanhamento regular do processo, estreitando com as demais entidades competentes a efetivação das diligências necessárias e posterior execução da intervenção necessária.
Com os melhores cumprimentos
Secretariado do Conselho de Administração
  • Torre do Galo

Leave a Reply

Your email address will not be published.