S.O.S. Escola Nocturna de Carnide, 120 depois da sua inauguração (02.10.2025)

Exmo/a. Senhor/a Candidato/a à Presidência da CML
CC. Media
Como será do conhecimento de V. Exa., o Centro Histórico de Carnide não tem sido devidamente acarinhado pelas sucessivas vereações da CML, apesar de verificados alguns exemplos esporádicos de reabilitações que, contudo, não conseguem fazer esquecer o imenso património histórico que foi desaparecendo ao longo dos anos, deixado que foi literalmente a cair aos bocados, umas vezes, outras vezes alterado profundamente ao abrigo de projectos que nunca deviam ter sido aprovados pela edilidade, com o resultado que está à vista de todos: um centro histórico profundamente descaracterizado, quando não ao abandono.
Exemplo maior desse estado de coisas é o edifício-ilha da antiga Escola Nocturna de Carnide, sito na Rua da Mestra, nº 24, que embora construído e inaugurado ainda no tempo da Monarquia (1905), assumiu foros de grande relevância nos primórdios da República, pela mão da Comissão Paroquial Republicana de Carnide (1), prosseguindo o seu fim até aos anos 80 do Século XX.
Para lá dessa importância histórica, a sua valia também é relevante enquanto edifício singular da arquitectura tradicional vernacular de Carnide. Efectivamente, estamos perante um “edifício singular, personalizado e de conservação obrigatória no contexto do núcleo antigo de Carnide, não se devendo, no entanto, considerar desproporcionada e emocionalmente a importância do imóvel da Escola Nocturna no contexto do património arquitectónico mais relevante da cidade” (1). Aliás, trata-se também de um património imaterial, tal é a carga emocional que o mesmo ainda tem junto da população de Carnide.
Lamentavelmente, vicissitudes várias acerca da sua propriedade efectiva, por um lado, que passaram inclusivamente pelo foro judicial, e do inconcebível e inexplicável esquecimento a que foi votada pela comissão encarregue das comemorações do centenário da República, por outro, fazem com que o edifício permaneça ao abandono e em crescente depauperação.
É, portanto, de elementar justiça que o próximo executivo resolva esta situação e intervenha junto do proprietário (Associação Auxiliadora de Instrução em Carnide, segundo sentença judicial de 2018), nem que seja pela posse administrativa do edifício, no sentido de resgatar da pré-ruína o edifício da Escola Nocturna de Carnide, outrora considerada um “pequenino padrão de glória local” (2).
Assim, pedimos ao/à próximo/a  Presidente da CML que se comprometa com a recuperação do edifício da Escola Nocturna de Carnide!
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Diogo Baptista, Rui Pedro Martins, Nuno Caiado, António Araújo, Helena Espvall, Beatriz Empis, Jorge Pinto, Fátima Castanheira
 (1)  “Escola Nocturna – A Escola Republicana de Carnide”, Edições Caleidoscópio, autor: José Silva Carvalho (arq.)
(2)  Aires Leal de Matos, citado em “Escola Nocturna – A Escola Republicana de Carnide”, Edições Caleidoscópio, autor: José Silva Carvalho (arq.)
Foto: E-Carnide (2016)
  • Escola Nocturna de Carnide

Leave a Reply

Your email address will not be published.