Protesto veemente pelo estado da muralha do Miradouro de S. Pedro de Alcântara e zona envolvente (30.07.2024)

Ex.mo Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas
C.C. AML e media
Como é do conhecimento de V. Exa., é a todos os títulos lamentável o estado em que se encontra a muralha do Miradouro de São Pedro de Alcântara e zona envolvente, não só pelo enxovalho diário que nos deve tocar a todos enquanto capital europeia, mas também pelo estado de conservação da muralha do miradouro, importante obra de engenharia da cidade oitocentista.
A CML chegou a anunciar há uns 12 anos que iria avançar com uma obra profunda na muralha e nas escadarias, e em 2017 foi grande a polémica acerca de uma adjudicação directa à firma Teixeira Duarte, em mais de 5 milhões de euros, mas hoje o estado de conservação da muralha ainda é pior do que nessa altura, conforme as fotos documentam. Perguntamos se há relatório das obras efectuadas?
Mais, a chamada “galeria de arte pública”, um manifesto erro que a CML insiste em manter, mais não é que um foco de insalubridade, com lixo em quantidades chocantes. 
Por baixo das estruturas de suporte dos grandes painéis para “arte urbana”, habitam pessoas sem abrigo, que certamente merecem melhor lugar para viverem.
O Largo da Oliveira é um autêntico vazedouro ilegal, com acumulação de detritos de toda a espécie, o que é ainda mais revoltante porque aquele lugar tem um enorme potencial enquanto espaço público verde de qualidade.
Perguntamos por isso a V. Exa. o que pensa a CML fazer no imediato de modo para resolver esta situação que a todos envergonha, ou seja:
Há projecto de execução para a obra na muralha e nas escadarias? Vai haver concurso público em breve?
A degradada “galeria de arte” vai ser removida e a área envolvente limpa e dignificada?
Quando?
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Bernardo Ferreira de Carvalho, Maria Ramalho, Nuno Caiado, Rui Pedro Barbosa, Gustavo da Cunha, Gonçalo Cornélio da Silva, Luis Mascarenhas Gaivão, Beatriz Empis, Rui Martins, Pedro Jordão, Fátima Castanheira, José Maria Amador, Filipe Teixeira, Irene Santos, Filipe de Sousa, Miguel Atanásio Carvalho, Paula Cristina Peralta, Maria da Conceição Delgado, Ruth da Gama

Leave a Reply

Your email address will not be published.