Pedido de classificação dos 3 urinóis públicos masculinos do séc. XIX de Chão da Feira, Poço do Bispo e Olivais

Pedido de classificação dos 3 urinóis públicos masculinos do séc. XIX de Chão da Feira, Poço do Bispo e Olivais (11.05.2023)
Ex.mo. Sr. Director-Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Ex.ma. Sra. Subdirectora-Geral do Património Cultural
Dra. Maria Catarina Coelho
 
No seguimento do nosso requerimento a V. Exas, no mês passado, relativo à eventual classificação pelos serviços da DGPC, dos 4 pavilhões-quiosque de sanitários públicos datados início do século XX e ainda existentes em Lisboa, desta feita temos o prazer de requerer a abertura de procedimento de classificação dos 3 urinóis públicos masculinos do séc. XIX de Chão da Feira, Poço do Bispo e Olivais Velho.
Estamos perante as últimas peças de mobiliário urbano em chapa suspensa datadas do final do século XIX, possivelmente de fabrico francês, existentes em Lisboa e que se encontram em relativo bom estado de conservação.
Trata-se, mais uma vez, de um conjunto único e histórico, que julgamos preencher os requisitos gerais exigíveis para uma classificação pela Direcção-Geral do Património Cultural, designadamente quanto ao “valor estético, técnico ou material intrínseco do bem; a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística; a extensão do bem e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva; e a importância do bem do ponto de vista da investigação histórica ou científica”.
Juntamos ao presente requerimento, fotos dos 3 urinóis (uma foto de 1961 do exemplar da Praça David Leandro da Silva, autor: Augusto de Jesus Fernandes, in Arquivo Municipal) e três mapas de localização.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

 

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Rui Pedro Barbosa, Pedro Jordão, Pedro Henrique Aparício, Filipe de Portugal, Jorge Pinto, António Araújo, Carlos Boavida, Gonçalo Cornélio da Silva, Irene Santos, Fátima Castanheira, Maria do Rosário Reiche
  • Pedido de classificação

Leave a Reply

Your email address will not be published.