Pedido de classificação da Torre de Sinalização e Manobra da Estação de Campolide (22.10.2025)

Exmo. Sr. Presidente do Património Cultural, IP
Doutor João Soalheiro
C.C. Senhora Ministra da Cultura
 
Torre de Sinalização e Manobra da Estação de Campolide, projectada em 1939 pelo arq. José Ângelo Cottinelli Telmo e concluída em 1940, é um testemunho importantíssimo da evolução tecnológica ferroviária portuguesa da primeira metade do Século XX e é um notável exemplo déco-modernista, vertente Streamline Moderne, aplicado à arquitectura ferroviária portuguesa. Inspirado  na aerodinâmica de espaços e máquinas, revela-se de uma ousadia criativa e de um espírito vanguardista raro em termos de edifícios ferroviários construídos em território nacional.
Como é do conhecimento de V. Exa., o património déco-modernista, em particular o respeitante à arquitectura de transportes, ainda não tem o reconhecimento público que lhe é devido, apesar de algumas classificações relativamente recentes feitas a edifícios residenciais. Esta é uma falha que, julgamos nós, importará colmatar. 
Nesse sentido, temos o prazer de submeter à apreciação dos serviços competentes do Património Cultural, IP, o presente requerimento de abertura de classificação da Torre de Sinalização e Manobra da Estação de Campolide, com a respectiva documentação de suporte, a saber, memória descritiva e justificativa, fotografias do exterior e zona envolvente, plantas de localização.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
 
Paulo Ferrero, Diogo Baptista, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Jordão, Nuno Caiado, Rui Pedro Martins, Fernando Jorge, Paulo Trancoso, Helena Espvall, António Araújo, Jorge Pinto, Ana Alves de Sousa, Fátima Castanheira, Maria Ramalho, Beatriz Empis, Raquel Henriques da Silva, Carlos Boavida

Leave a Reply

Your email address will not be published.