Exmo. Sr. Presidente do Conselho Directivo do Património Cultural, IP
Doutor João Soalheiro
C.C. Senhora Ministra da Cultura
Como é do conhecimento de V. Exa. a Retrosaria Bijou é não só a mais antiga retrosaria de Lisboa, datando de 1915, como é uma das mais belas e mais bem preservadas lojas históricas da cidade, mantendo ainda hoje uma relação de grande afectividade com a população. A sua fachada Arte Nova e o seu interior de gosto neo-clássico são continuamente fotografados e fazem parte de todos os roteiros turísticos de quem nos visita.
Tal como temos vindo a fazer aquando dos pedidos de classificação de lojas emblemáticas e únicas que vimos submetendo, directa e indirectamente, à tutela da Cultura, e que foram posteriormente aceites pelos Vossos Serviços, daí resultando a sua classificação de Interesse Público (ex. Cervejaria Solmar, Ourivesaria Barbosa Esteves, Restaurante Snack-Bar Galeto, Tabacaria Mónaco), também aqui julgamos ser da mais elementar justiça o seu reconhecimento pelo Património Cultural, IP, pela atribuição do estatuto de Monumento de Interesse Público à Retrosaria Bijou.
Deste modo, temos o prazer de submeter a V. Exa. o respectivo Requerimento Inicial de Procedimento de Classificação, juntando para o efeito uma série de fotografias do exterior e interior, e uma planta de localização.
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Jordão, Diogo Baptista, Filipe de Portugal, Ana Alves de Sousa, Jorge Oliveira, Beatriz Oliveira, Rui Pedro Martins, Madalena Martins, Helena Espvall, Jorge Pinto, Gustavo da Cunha, Fernando Jorge, António Araújo, Maria Teresa Goulão, Eurico de Barros, João Batista, Carlos Boavida, Rui Pedro Barbosa

Leave a Reply