Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
Dr. Miguel Coelho
Exmo. Sr. Vereador da Segurança (Protecção Civil)
Dr. Rui Cordeiro
C.C. PCML e AML
Vimos alertar V. Exªs para os gradeamentos da Travessa da Mata e Calçada do Conde de Penafiel, que estão há várias décadas em mau estado de conservação constituindo um perigo para a segurança de pessoas.
De facto, há o risco de colapso das grades o que pode levar a acidentes mortais.
Recordamos o caso chocante de uma turista francesa que faleceu em Lisboa devido ao colapso de um gradeamento idêntico a este, que se encontrava em péssimo estado na Rua de S. Lázaro.
Desconhecemos se já existe na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior ou na CML algum Relatório Prévio sobre este interessante conjunto de muros e gradeamentos do séc. XIX em frente ao antigo Palácio dos Condes de Penafiel.
Mas pela simples observação se verifica, sem margem para dúvidas, que estes gradeamentos apresentam graves problemas: desde fixações partidas, soltas dos suportes a oxidações e perdas de secção.
Em resumo, não são objecto de uma intervenção de conservação e restauro, ou de manutenção, há várias décadas.
Porque estamos certos que a JFSMM e a CML se preocupam com a segurança de pessoas e bens mas também com a conservação e restauro de bens municipais como é este caso, apelamos para que sejam feitas todas as diligências no sentido de se executar um restauro sério e profissional. Não devemos cair na tentação fácil de fazer intervenções “provisórias” ou “remendos” desqualificados como infelizmente abundam nestas belíssimas grades. Mas antes um projecto sério e global que envolva também os muros, elementos pétreos e até os canteiros/espaços verdes que gritam igualmente por requalificação.
Anexamos algumas imagens recentes que demonstram a degradação preocupante deste conjunto patrimonial da nossa cidade histórica.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Pedro Jordão, Miguel de Sepúlveda Velloso, Rui Pedro Barbosa, Fernando Jorge, Raquel Henriques da Silva, Gustavo da Cunha, Nuno Caiado, Rui Martins, Jorge Pinto, Fátima Castanheira, Filipe de Portugal, Paula Cristina Peralta, Luís Serpa, António Araújo
Leave a Reply