Comentários e sugestões à Agência de Dinamização da Baixa Pombalina sobre os Mercados de Natal na Baixa (12.12.2024)

Exmos. Senhores,
CC. PCML, AML
No âmbito dos mercados de Natal que a vossa associação organiza todos os anos na Baixa Pombalina, nomeadamente no Rossio e na Praça da Figueira, vimos criticar aquilo que consideramos ser uma má prática ambiental, e que se prende com o facto de nesses mercados se manterem os focos de iluminação e demais dispositivos ligados, durante o dia, com plena luz solar. Mesmo durante a noite é importante desligar essa iluminação quando a mesma não for necessária, por razões de conservação da biodiversidade pois existem pássaros que dormem nas árvores. 
Esta situação é injustificável à luz das boas práticas que todos devemos seguir face às alterações climáticas. Ao manterem a iluminação ligada desta forma, estamos também a dar uma má imagem da nossa cidade a quem nos visita. Aliás, esta prática entra em contradição com o “painel” junto do monumento central no Rossio chamado «Green Christmas».
Aproveitamos para colocar à vossa consideração outro assunto:
Se não acham V. Exas. que a excessiva adopção de decorações e temas que nada têm que ver com a identidade ou cultura do Natal do nosso país, como por exemplo o rato Mickey e demais clichés do universo ficcional norte-americano e dos países nórdicos (fotos em anexo), não ferem o espírito e a autenticidade que se pretende para a quadra natalícia.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Nuno Caiado, Gustavo da Cunha, Helena Espvall, Beatriz Empis, José Maria Amador, Maria Ramalho, Pedro Jordão, Rui Pedro Martins, Fátima Castanheira
  • Abuso
  • Rossio

Leave a Reply

Your email address will not be published.