Alerta por estado lastimável da moradia do n° 7 da Avenida do México
Alerta por estado lastimável da moradia do n° 7 da Avenida do México (30.01.2023)
Exma. Sra. Vereadora
Eng. Joana Almeida
C.C. PCML, AML, JF, DGPC e media
Encontrando-se a vivenda do nº 7 da Avenida do México no estado que as fotos documentam, solicitamos a V. Exa. para dar instruções aos serviços no sentido de obrigarem os proprietários do imóvel colocarem tapumes nas janelas e portas, a fim de estancar vandalismos e saques.
Trata-se de uma obra assinada pelos engenheiros Jacinto Robalo e Ávila Amaral, colaboradores de Cassiano Branco, que data de 1935 e, portanto, de uma altura em que este arquitecto não podia assinar projectos.
Uma obra que, a nosso ver, importa dignificar, independentemente do facto da DGPC ter declinado, oportunamente, a classificação do importante conjunto de moradias déco-modernistas da Avenida do México e da Avenida António José de Almeida, em que pontuam obras de Cassiano, Cottinelli Telmo e Cristino da Silva.
Essa não classificação não retira importância a este conjunto urbanístico, o qual, aliás, está protegido pela Carta Municipal do Património (item 43.15 Conjunto de moradias / Av. do México, 1 a 9 e Av. António José de Almeida, 8 a 26), pelo que não será por isso que a CML se pode abstrair de pugnar pela sua salvaguarda e dignificação mínimas.
Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Eurico de Barros, Luís Mascarenhas Gaivão, Rui Martins, Gonçalo Cornélio da Silva, Fernando Jorge, Helena Espvall, Jorge Pinto, Maria do Rosário Reiche, Raquel Henriques da Silva, Pedro Jordão, Gustavo da Cunha, Maria Ramalho, Pedro Formozinho Sanchez
Leave a Reply