Pedido de chumbo de construção nova dissonante na Calçadinha do Tijolo, em Alfama (31.07.2025)

Exma. Sra. Vereadora do Urbanismo
Engª Joana Almeida
C.C. PCML, AML, PC-IP e media
Tomámos conhecimento de um projecto de construção de um edifício para a Calçadinha do Tijolo, letra A (48-A), em pleno coração de Alfama, que está em apreciação nos serviços que V. Exa. tutela.
Trata-se de um projecto da autoria do atelier Emmanuel Vieira Novo, Arquitectos, que prevê a construção de uma “moradia” com 3 pisos e garagem, que a ser aprovado pela CML representará não só um precedente grave em termos de reabilitação do centro de Alfama, ao introduzir uma estética total e assumidamente dissonante da restante malha urbana onde se insere, repetimos, o coração de Alfama, como um sério revés na promessa que V. Exa. nos fez no início do seu mandato, de que a CML não aprovaria mais projectos dissonantes como o que os seus antecessores aprovaram para a Costa do Castelo, vide “moradia” de Bak Gordon, para bairros históricos como Alfama.
Pelo exposto, solicitamos a V. Exa. a não aprovação deste projecto, ao abrigo das disposições dos regulamentos do Plano Director Municipal e do Plano de Urbanização de Alfama e da Colina do Castelo, e, obviamente, do que nos foi prometido em Março de 2022, aquando do nosso passeio pela Costa do Castelo e Alfama.
Mais propomos à CML que fundamente e submeta ao Património Cultural, IP, a classificação de Alfama como Conjunto de Interesse Público e a subsequente publicação de um manual de orientações dirigidos aos proprietários e aos arquitectos que queiram intervir no bairro.
Cordialmente 
Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso e Pedro Jordão
  • Alfama

Leave a Reply

Your email address will not be published.