Protesto à Fundação Ricardo Espírito Santo Silva pelo bar esplanada junto ao Palácio Azurara (27.11.2024)

Exmª Srª Presidente da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
Dra. Gabriela Canavilhas
C.C. PCML
Serve o presente para solicitarmos a V. Exa. que nos esclareça como é possível que a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva tenha como inquilino o bar “Piña Colada Sexy”, cuja esplanada está retratada na fotografia em anexo e na qual se debita música a toda a hora e se angariam clientes aos berros com “slogans” mais próprios de uma praia do Terceiro Mundo, se bem que de acordo com o “circo” em que aquele miradouro se tornou nos últimos anos e que teima em persistir.
Sabemos das dificuldades financeiras por que tem vindo a passar a FRESS, que são do conhecimento público, sabemos do fecho de muitas das oficinas que deram fama e tornaram célebre a vossa escola de artes decorativas, e têm-nos chegado informações de vários problemas físicos no Palácio Azurara, desde logo infiltrações em várias salas; mas é para nós chocante assistir ao triste espectáculo que nos é dado a ver e a ouvir junto a esse Monumento de Interesse Público, por ser indigno da história da vossa instituição e da vossa missão, mas indigno das Portas do Sol e da cidade de Lisboa.
É para nós inexplicável que a FRESS aceite inquilinos como o que motiva este e-mail, que em nada contribui para a melhoria do local, sobretudo se tivermos como termo de comparação o saudoso “Cerca Moura”, infelizmente há muito tempo desaparecido do convívio dos lisboetas. 
É certo que a cidade vive ultimamente num clima “low cost” a vários níveis, mas não podemos acreditar que a Fundação, pela parte que lhe toca, não possa e não deva fazer muito melhor.
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Nuno Caiado, Maria Ramalho, Rui Pedro Martins, Gustavo da Cunha, Beatriz Empis, António Araújo, João Teixeira, Jorge Pinto, Filipe de Portugal, António Miranda, Conceição Delgado
  • Abuso
  • Esplanadas
  • Miradouros

Leave a Reply

Your email address will not be published.