Azulejos do Miradouro de Santa Luzia novamente roubados e partidos – protesto e pedido à CML
Azulejos do Miradouro de Santa Luzia novamente roubados e partidos - protesto e pedido à CML (11.04.2024)
Exmo. Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas
C.C. AML, JF, ATL e media
Fomos surpreendidos com imagens muito recentes do Miradouro de Santa Luzia, dando conta do roubo e delapidação de vários azulejos daquele miradouro, nomeadamente os dos panos murários dos bancos ali existentes.
Não compreendemos como, depois da campanha de restauro daqueles azulejos de 2015, promovida pela Unidade de Intervenção Territorial do Centro Histórico (CML), que então aplaudimos e que foi distinguida pelo Prémio S.O.S. Azulejo, a CML se permita agora, à custa do não policiamento da zona, da ausência de câmaras de vigilância ou de qualquer outro tipo de fiscalização no local, deixar que os azulejos sejam novamente roubados e partidos, como as imagens documentam (autoria: Nysse Arruda).
Sendo este um local histórico e turístico, ainda menos se aceita tamanha incúria, defraudando uma campanha de restauro cuidadoso e a expensas do erário camarário, a qual implicou, inclusive, o recurso a réplicas para muitos dos azulejos em falta, roubados e destruídos que foram durante várias décadas àquela parte.
Daqui apelamos a V. Exa. para que ponha rapidamente cobro a esta delapidação, que a todos envergonha, e que providencie um novo restauro dos azulejos agora em falta, junto da empresa responsável pela obra de 2015.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Luís Carvalho e Rêgo, Ana Alves de Sousa, Filipe de Portugal, Luis Mascarenhas Gaivão, Fátima Castanheira, Gonçalo Cornélio da Silva, Rui Pedro Martins, António Araújo, Gustavo da Cunha, Helena Espvall, Jorge Pinto, Raquel Henriques da Silva, Carlos Boavida, Irene Santos, Beatriz Empis
Leave a Reply